BOAS NOVAS
TECNOLÓGICAS
Autenticação 3Ds
Oi!
Faz algum tempo que a Ingresse quer estar mais próxima dos nossos produtores de eventos e dividir com vocês tudo que temos feito ultimamente.
Todos os dias estamos trabalhando para melhorar nosso atendimento, nossos serviços e desenvolver nosso produto para ser cada vez mais moderno, fácil de usar, e tecnológico.
Em poucas áreas a tecnologia tem avançado tão rápido quanto no e-commerce, e pensando nisso, recentemente implementamos um protocolo de autenticação nas compras de ingressos, com o objetivo de aumentar a segurança do usuário e reduzir fraudes.
O protocolo 3DS - 3 Domain Authentication é uma autenticação de 3 pontas (portador, estabelecimento comercial e emissor), uma forma inovadora e muito eficaz de verificar as compras em cartão de crédito ou débito, e desde implementado, em maio de 2022 já nos ajudou a reduzir as fraudes em 60%.
Análise de % de CBKS perdidos vs tempo > Conseguimos ver que fraudes diminuiram e perdidos diminuiram
Mas, o que é o protocolo 3DS?
Em poucas palavras, é uma etapa extra na verificação da compra, que o cliente faz via senha, sms, token ou biometria direto do celular ou aplicativo do banco, provando que é realmente o dono do cartão que está realizando a compra.
Porque isso é importante?
Grandes eventos atraem muita atenção, muitos clientes, mas também podem atrair fraudes. Para estar à frente dessas tentativas, buscamos sempre as soluções mais inovadoras e modernas do mercado. O protocolo 3DS utiliza muito mais dados para garantir que uma compra não é produto de fraude, a ainda passa a responsabilidade do chargeback (reembolso) por fraude para o banco emissor. Em casos onde a compra seria barrada pelo nosso antifraude, o 3DS se apresenta como uma última forma de validar o pagamento de forma segura, e tem aumentado a conversão de vendas nesses casos.
Análise de % de conversão > conseguimos ver que conversão de vendas que normalmente seriam perdidas, aumentou
Como funciona o 3DS?
1.O cliente coloca os dados do cartão e realiza a compra normalmente.
2.Esse intermediário de segurança 3D coleta os vários dados do cartão do cliente e os transmite ao emissor do cartão (o banco), que, em seguida, solicita uma autenticação.
3. O tipo de autentiação varia com base do nível de risco do cartão em questão (se é novo, se já foi flagrado em uma tentativa de fraude, etc): por senha, SMS, impressão digital ou reconhecimento facial, por exemplo. As possibilidades são inúmeras e variam de banco para banco.
4. Em seguida, o resultado da autenticação (positivo ou negativo) é enviado para a Ingresse
5. Caso positivo, o sistema da Ingresse conclui o pagamento junto ao emissor, por meio de uma etapa final de autorização
Como o cliente entende a operação?
Apesar de pedir uma etapa extra de verificação da compra, para o cliente final, o processo é bem fluido. O cliente está sendo autenticado de diversas formas, porém não há interrupções na operação, e o aumento do tempo da operação é mínimo.
Quais os benefícios para o produtor
do evento? Muitos!
Primeiro, mais segurança nas transações, que correm com mais dados e dupla verificação.
Além disso, como o banco passa a ser o responsável pelo chargeback da compra em caso de fraude, há menos riscos e custos envolvidos nas operações.
Por fim, o protocolo é apenas a “cereja do bolo” do nosso antifraude. A Ingresse é a primeira empresa que faz a análise documental (OCR) via machine learning + liveness e uma série de outras inovações que falaremos em breve em newsletters como essa.
Devo me preocupar com
fraudes na Ingresse?
Mesmo que o assunto fraudes seja recorrente e importante para qualquer negócio, você pode ficar tranquilo! Na Ingresse, apenas 0,1% das transações feitas são consideradas possíveis fraudes. Ainda sim, estamos sempre buscando as soluções top of the line para estarmos à frente do mercado! Desde implementado, o protocolo 3DS reduziu em 60% nossas fraudes!