Ingresse News

 

Home Portal Ingresse

29 de janeiro de 2021

💡 Trazemos as novidades do entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

Show online, happy hour virtual, cinema ao ar livre, jogos interativos e por aí vai. À medida que as pessoas começaram a buscar maneiras mais criativas de se divertir dentro de casa durante a pandemia, a indústria do entretenimento precisou ir além das lives e reinventar formatos, tecnologias e soluções adequadas aos novos hábitos, comportamentos e estilos de vida dos consumidores.

Um ano depois, não podemos deixar de falar de digitalização, experiência, inclusão e humanização. Quais são os principais insights de 2020 e as tendências e inovações para 2021 no universo do entretenimento? E como elas podem te ajudar a (re) pensar a sua marca, negócio e clientes de uma maneira diferente?

Confira no Ingresse News de hoje!

News_Art.png

#1 Recuperando o senso de normalidade

BREWDOG.png

Como as pessoas ao redor do mundo continuam a viver sob medidas de distanciamento social, as experiências virtuais tornaram-se a principal maneira de se conectar com amigos, familiares e até mesmo estranhos - tudo para recuperar o senso de normalidade. Muitas delas estão optando por não adiar eventos e marcos importantes em suas vidas e, em vez disso, estão encontrando novas formas alternativas de celebrá-los, sempre com a segurança em mente.

A partir daí, vimos o surgimento de diversas plataformas que reúnem pessoas remotamente em experiências de bar, degustação de vinhos, casamentos, aniversários, etc. 

Na maioria dos casos, a experiência é híbrida e combina atividades online e offline. Para maior sensação de entusiasmo e normalidade, os consumidores buscam, especialmente, experiências que ofereçam uma excitação sensorial e afetiva, como uma lembrança da vida antes do COVID-19. 

Em meados de junho, a Budweiser lançou a plataforma My Bar - There Is No Bar Like Home, que permite que o consumidor escolha um bar ou restaurante com a proposta de viver "uma experiência como se estivesse no local". Os interessados podiam se reunir com os amigos, pedir cervejas e petiscos e acompanhar uma programação de entretenimento com shows, aulas de culinária, dicas esportivas e mais.

Vinícolas viram a oportunidade de realizar degustações virtuais, enviando os vinhos para a casa dos consumidores, enquanto fazem uma visita remota pelo local. As plataformas de reuniões online se atualizaram com o objetivo de tornar as experiências cada vez mais exclusivas e personalizadas para cada grupo e ocasião. Basicamente, as marcas estão oferecendo seus produtos como uma forma dos consumidores se conectarem em um momento de distanciamento físico e busca por experiências afetivas.

#2 Inclusão. Quem são os novos consumidores?

Capturar2.PNG

A pandemia alterou o estilo de vida de pessoas de todas as idades, mas as gerações mais velhas foram muito impactadas, principalmente por causa das restrições mais rigorosas de distanciamento social devido ao maior risco ao contrair o vírus. Assim como qualquer outra pessoa, os idosos sentiram a necessidade de se adaptar ao novo cenário, se engajando e se conectando ao mundo digital.

A consequência? Aplicativos e produtos de entretenimento que são normalmente usados por grupos demográficos mais jovens receberam um impulso entre os idosos e as marcas estão lançando iniciativas para conectar a 3ª geração durante a pandemia. 

A plataforma Good Night Zoom foi criada com o objetivo de conectar idosos que estão isolados com crianças em vídeo chamadas. Além disso, surgiram aplicativos de yoga especiais para a 3ª idade e outros apps bem conhecidos, como o Snapchat, tiveram um grande aumento de usuários sênior.

3.PNG

Como você poderia adaptar o seu negócio a este novo perfil de consumidores?

#3 Digitalização do negócio

4.PNG

2020 mostrou a importância - e até mesmo a vitalidade - da presença das marcas no mundo digital para o fortalecimento do negócio. O que os consumidores estão buscando, entretanto, não são anúncios publicitários, e sim uma comunicação humanizada com conteúdos informativos e de entretenimento. O social learning permite que as empresas mantenham uma conexão com suas comunidades, através de diálogo e compartilhamento de ideias e conhecimento.

Até mesmo jogos de videogame, que já são produtos de entretenimento bem consolidados, sentiram a necessidade de se reinventar, trazendo mais interação e conexão com os consumidores, que estão buscando maneiras novas e criativas de se divertir em casa. A partir disso, surgiram os in-game concert, uma experiência de show de músicos famosos do mundo real com versões animadas dos artistas e transmissão ao vivo. Travis Scott, J Balvin e Anderson .Paak foram alguns dos artistas que performaram dentro do jogo Fortnite. 

5.PNG

Além disso, marcas fora desse setor estão integrando hábitos que consumidores já têm estabelecidos, exibindo arte, lojas de varejo e produtos dentro dos jogos e mídias sociais. As experiências de produtos estão aumentando, priorizando o envolvimento virtual, quando o envolvimento pessoal não é uma opção.

Como você pode manter a sua marca viva na internet, através de conteúdos de conexão e engajamento?

#4 Quanto mais as tecnologias avançam, mais as pessoas buscam relações humanizadas

6.PNG

Essa afirmação pode soar contraditória, mas é a realidade da nova era digital. Nada de horas de espera no telefone ou mensagens gravadas, com as novas ferramentas digitais, os consumidores esperam atendimentos eficientes e personalizados. Além disso, estão buscando alternativas a favor do elemento do toque humano, integração e conexão.

Durante o ano, aplicativos de recomendação social como "recomendados por humanos", da HBO, "Friendspire" e "Bingie" foram lançados para que círculos sociais unidos, como familiares e amigos, compartilhem suas recomendações sobre filmes, restaurantes e muito mais. Essas plataformas de recomendações tradicionais de boca a boca visam substituir os sistemas de sugestões com inteligência artificial ou avaliações online.

No mundo corporativo, à medida que o trabalho remoto se tornou normalizado e, em muitos casos, em todo o mundo, obrigatório, os proprietários de negócios estão procurando maneiras de aumentar o envolvimento e as interações entre os novos funcionários, com tecnologia gamificada para treinamentos ou ferramentas virtuais para tomar um café com os amigos, desfrutar de jogos multijogador em equipe ou simplesmente recompensar alguém por um trabalho bem executado, esses tipos de ferramentas auxiliam na facilitação de um ambiente de trabalho saudável e envolvente para todos.

7.PNG

Como você pode antecipar as necessidades de seus clientes e equipe e construir uma relação mais humanizada com eles?

FOTOS DO MÊS

Rio de Janeiro, BrasilMulheres recebem a vacina CoronaVac na estátua do Cristo Redentor no morro do CorcovadoFotografia: Ellan Lustosa / Zuma / Rex / Shutterstock

Rio de Janeiro, Brasil

Mulheres recebem a vacina CoronaVac na estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado

Fotografia: Ellan Lustosa / Zuma / Rex / Shutterstock

Sydney, AustráliaImagens de trabalhadores essenciais são projetadas nas velas da Sydney Opera House durante as celebrações do Dia da Austrália no Circular QuayFotografia: Dan Himbrechts / AAP

Sydney, Austrália

Imagens de trabalhadores essenciais são projetadas nas velas da Sydney Opera House durante as celebrações do Dia da Austrália no Circular Quay

Fotografia: Dan Himbrechts / AAP

Van, TurquiaUm gato da raça Van, conhecida por seus casacos brancos e olhos azuis ou âmbar, olha através de uma câmera para um centro de proteção que emite atestados de saúde para que os gatos estejam prontos para adoçãoFotografia: Mesut Varol / Agê…

Van, Turquia

Um gato da raça Van, conhecida por seus casacos brancos e olhos azuis ou âmbar, olha através de uma câmera para um centro de proteção que emite atestados de saúde para que os gatos estejam prontos para adoção

Fotografia: Mesut Varol / Agência Anadolu / Getty Images

Shenyang, ChinaUm nadador mergulha em um lago parcialmente congelado na província de Liaoning, no nordeste do paísFotografia: AFP / Getty Images

Shenyang, China

Um nadador mergulha em um lago parcialmente congelado na província de Liaoning, no nordeste do país

Fotografia: AFP / Getty Images

North Shields, Reino UnidoPessoas praticam tai chi ao amanhecer com o farol Herd Groyne e o rio Tyne ao fundoFotografia: Lee Smith / Reuters

North Shields, Reino Unido

Pessoas praticam tai chi ao amanhecer com o farol Herd Groyne e o rio Tyne ao fundo

Fotografia: Lee Smith / Reuters

Nova York, EUAUm cachorro usando óculos de esqui pega carona na Times SquareFotografia: John Angelillo / UPI / Rex / Shutterstock

Nova York, EUA

Um cachorro usando óculos de esqui pega carona na Times Square

Fotografia: John Angelillo / UPI / Rex / Shutterstock

Referências: 

The Guardian

Promoview

2021 Trend Report, Trendhunter - Create The Future