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29 de janeiro de 2021

💡 Trazemos as novidades do entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

Show online, happy hour virtual, cinema ao ar livre, jogos interativos e por aí vai. À medida que as pessoas começaram a buscar maneiras mais criativas de se divertir dentro de casa durante a pandemia, a indústria do entretenimento precisou ir além das lives e reinventar formatos, tecnologias e soluções adequadas aos novos hábitos, comportamentos e estilos de vida dos consumidores.

Um ano depois, não podemos deixar de falar de digitalização, experiência, inclusão e humanização. Quais são os principais insights de 2020 e as tendências e inovações para 2021 no universo do entretenimento? E como elas podem te ajudar a (re) pensar a sua marca, negócio e clientes de uma maneira diferente?

Confira no Ingresse News de hoje!

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#1 Recuperando o senso de normalidade

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Como as pessoas ao redor do mundo continuam a viver sob medidas de distanciamento social, as experiências virtuais tornaram-se a principal maneira de se conectar com amigos, familiares e até mesmo estranhos - tudo para recuperar o senso de normalidade. Muitas delas estão optando por não adiar eventos e marcos importantes em suas vidas e, em vez disso, estão encontrando novas formas alternativas de celebrá-los, sempre com a segurança em mente.

A partir daí, vimos o surgimento de diversas plataformas que reúnem pessoas remotamente em experiências de bar, degustação de vinhos, casamentos, aniversários, etc. 

Na maioria dos casos, a experiência é híbrida e combina atividades online e offline. Para maior sensação de entusiasmo e normalidade, os consumidores buscam, especialmente, experiências que ofereçam uma excitação sensorial e afetiva, como uma lembrança da vida antes do COVID-19. 

Em meados de junho, a Budweiser lançou a plataforma My Bar - There Is No Bar Like Home, que permite que o consumidor escolha um bar ou restaurante com a proposta de viver "uma experiência como se estivesse no local". Os interessados podiam se reunir com os amigos, pedir cervejas e petiscos e acompanhar uma programação de entretenimento com shows, aulas de culinária, dicas esportivas e mais.

Vinícolas viram a oportunidade de realizar degustações virtuais, enviando os vinhos para a casa dos consumidores, enquanto fazem uma visita remota pelo local. As plataformas de reuniões online se atualizaram com o objetivo de tornar as experiências cada vez mais exclusivas e personalizadas para cada grupo e ocasião. Basicamente, as marcas estão oferecendo seus produtos como uma forma dos consumidores se conectarem em um momento de distanciamento físico e busca por experiências afetivas.

#2 Inclusão. Quem são os novos consumidores?

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A pandemia alterou o estilo de vida de pessoas de todas as idades, mas as gerações mais velhas foram muito impactadas, principalmente por causa das restrições mais rigorosas de distanciamento social devido ao maior risco ao contrair o vírus. Assim como qualquer outra pessoa, os idosos sentiram a necessidade de se adaptar ao novo cenário, se engajando e se conectando ao mundo digital.

A consequência? Aplicativos e produtos de entretenimento que são normalmente usados por grupos demográficos mais jovens receberam um impulso entre os idosos e as marcas estão lançando iniciativas para conectar a 3ª geração durante a pandemia. 

A plataforma Good Night Zoom foi criada com o objetivo de conectar idosos que estão isolados com crianças em vídeo chamadas. Além disso, surgiram aplicativos de yoga especiais para a 3ª idade e outros apps bem conhecidos, como o Snapchat, tiveram um grande aumento de usuários sênior.

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Como você poderia adaptar o seu negócio a este novo perfil de consumidores?

#3 Digitalização do negócio

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2020 mostrou a importância - e até mesmo a vitalidade - da presença das marcas no mundo digital para o fortalecimento do negócio. O que os consumidores estão buscando, entretanto, não são anúncios publicitários, e sim uma comunicação humanizada com conteúdos informativos e de entretenimento. O social learning permite que as empresas mantenham uma conexão com suas comunidades, através de diálogo e compartilhamento de ideias e conhecimento.

Até mesmo jogos de videogame, que já são produtos de entretenimento bem consolidados, sentiram a necessidade de se reinventar, trazendo mais interação e conexão com os consumidores, que estão buscando maneiras novas e criativas de se divertir em casa. A partir disso, surgiram os in-game concert, uma experiência de show de músicos famosos do mundo real com versões animadas dos artistas e transmissão ao vivo. Travis Scott, J Balvin e Anderson .Paak foram alguns dos artistas que performaram dentro do jogo Fortnite. 

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Além disso, marcas fora desse setor estão integrando hábitos que consumidores já têm estabelecidos, exibindo arte, lojas de varejo e produtos dentro dos jogos e mídias sociais. As experiências de produtos estão aumentando, priorizando o envolvimento virtual, quando o envolvimento pessoal não é uma opção.

Como você pode manter a sua marca viva na internet, através de conteúdos de conexão e engajamento?

#4 Quanto mais as tecnologias avançam, mais as pessoas buscam relações humanizadas

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Essa afirmação pode soar contraditória, mas é a realidade da nova era digital. Nada de horas de espera no telefone ou mensagens gravadas, com as novas ferramentas digitais, os consumidores esperam atendimentos eficientes e personalizados. Além disso, estão buscando alternativas a favor do elemento do toque humano, integração e conexão.

Durante o ano, aplicativos de recomendação social como "recomendados por humanos", da HBO, "Friendspire" e "Bingie" foram lançados para que círculos sociais unidos, como familiares e amigos, compartilhem suas recomendações sobre filmes, restaurantes e muito mais. Essas plataformas de recomendações tradicionais de boca a boca visam substituir os sistemas de sugestões com inteligência artificial ou avaliações online.

No mundo corporativo, à medida que o trabalho remoto se tornou normalizado e, em muitos casos, em todo o mundo, obrigatório, os proprietários de negócios estão procurando maneiras de aumentar o envolvimento e as interações entre os novos funcionários, com tecnologia gamificada para treinamentos ou ferramentas virtuais para tomar um café com os amigos, desfrutar de jogos multijogador em equipe ou simplesmente recompensar alguém por um trabalho bem executado, esses tipos de ferramentas auxiliam na facilitação de um ambiente de trabalho saudável e envolvente para todos.

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Como você pode antecipar as necessidades de seus clientes e equipe e construir uma relação mais humanizada com eles?

FOTOS DO MÊS

Rio de Janeiro, BrasilMulheres recebem a vacina CoronaVac na estátua do Cristo Redentor no morro do CorcovadoFotografia: Ellan Lustosa / Zuma / Rex / Shutterstock

Rio de Janeiro, Brasil

Mulheres recebem a vacina CoronaVac na estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado

Fotografia: Ellan Lustosa / Zuma / Rex / Shutterstock

Sydney, AustráliaImagens de trabalhadores essenciais são projetadas nas velas da Sydney Opera House durante as celebrações do Dia da Austrália no Circular QuayFotografia: Dan Himbrechts / AAP

Sydney, Austrália

Imagens de trabalhadores essenciais são projetadas nas velas da Sydney Opera House durante as celebrações do Dia da Austrália no Circular Quay

Fotografia: Dan Himbrechts / AAP

Van, TurquiaUm gato da raça Van, conhecida por seus casacos brancos e olhos azuis ou âmbar, olha através de uma câmera para um centro de proteção que emite atestados de saúde para que os gatos estejam prontos para adoçãoFotografia: Mesut Varol / Agê…

Van, Turquia

Um gato da raça Van, conhecida por seus casacos brancos e olhos azuis ou âmbar, olha através de uma câmera para um centro de proteção que emite atestados de saúde para que os gatos estejam prontos para adoção

Fotografia: Mesut Varol / Agência Anadolu / Getty Images

Shenyang, ChinaUm nadador mergulha em um lago parcialmente congelado na província de Liaoning, no nordeste do paísFotografia: AFP / Getty Images

Shenyang, China

Um nadador mergulha em um lago parcialmente congelado na província de Liaoning, no nordeste do país

Fotografia: AFP / Getty Images

North Shields, Reino UnidoPessoas praticam tai chi ao amanhecer com o farol Herd Groyne e o rio Tyne ao fundoFotografia: Lee Smith / Reuters

North Shields, Reino Unido

Pessoas praticam tai chi ao amanhecer com o farol Herd Groyne e o rio Tyne ao fundo

Fotografia: Lee Smith / Reuters

Nova York, EUAUm cachorro usando óculos de esqui pega carona na Times SquareFotografia: John Angelillo / UPI / Rex / Shutterstock

Nova York, EUA

Um cachorro usando óculos de esqui pega carona na Times Square

Fotografia: John Angelillo / UPI / Rex / Shutterstock

Referências: 

The Guardian

Promoview

2021 Trend Report, Trendhunter - Create The Future

 

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18 de dezembro de 2020

💡 Trazemos as novidades do entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

Quais foram as imagens que jamais imaginaríamos ver quando estávamos no começo de 2020? Quem diria que esse ano traria tantas surpresas?

Selecionamos 10 imagens de momentos marcantes para o setor de entretenimento neste período. Vamos relembrar?

Será que essas inovações que temos visto chegaram para ficar? O que podemos esperar do setor de eventos em 2021?

Sabemos que foi um ano cheio de desafios, mas que trouxe diversos aprendizados. E aí, vamos continuar dançando conforme a música em 2021?

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#1 Festivais com distanciamento 🌟

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A Virgin Money Unity Arena foi o primeiro local no mundo que realizou eventos respeitando o distanciamento social.

Com capacidade para 2.500 pessoas, a Virgin Money foi inaugurada em agosto no Gosforth Park, em Newcastle, Reino Unido. Uma programação com artistas de sucesso e um ambiente seguro para os fãs.

Ao chegar, as pessoas estacionavam o carro pelo menos a 2 metros de distância um do outro. Depois, eram guiadas por uma equipe, devidamente equipada, para sua própria área de visualização privada, permanecendo novamente a 2 metros de distância dos outros convidados.

As comidas e bebidas podiam ser encomendadas previamente e depois eram entregues em cada setor durante o show.

Os banheiros funcionaram com um sistema de mão única, com desinfetantes para as mãos fora de cada compartimento. 

No Brasil, tivemos vários formatos parecidos, como o Bow Down, em São José dos Campos. Em privates distanciadas por setores, a galera curtiu apresentações de vários DJ’s com direito a open bar. 

Diversos restaurantes também adaptaram ou inauguraram seus espaços para promover eventos gastronômicos em bolhas ou cabines privativas

Será que esse modelo mais intimista veio pra ficar?

#2 Shows verticais em hotéis 🏨

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Outro formato que chamou a atenção e conquistou milhares de fãs foi o dos shows verticais em hotéis. As bandas se apresentavam para fãs “empilhados” uns sobre os outros nas varandas de seus quartos.

No Hotel Bratislava, na Ucrânia, até quatro convidados puderam assistir aos concertos juntos em cada varanda. Em vez de comprar ingressos, os fãs reservavam quartos no hotel e pegavam as chaves na recepção antes do início dos shows.

Os hotéis serviram como palco para shows em todo o mundo durante a quarentena, com um formato que permite eventos  socialmente distanciados, com o objetivo de impulsionar os setores de turismo e música.

A Hotels Live, no Canadá, também viu os fãs irem às suas varandas para assistir a shows ao vivo. A Sleepover Experience, na Espanha, permitiu que os amantes da música desfrutassem de um pacote de férias de final de semana com shows ao vivo intimistas e perguntas e respostas com artistas no Unite Hostel em Barcelona.

#3 Shows virtuais com avatares 🤖

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Os shows virtuais com avatares também provaram ser uma tendência. Marshmello e Travis Scott apareceram digitalmente no game Fortnite que atraiu dezenas de milhões de pessoas, e com a pandemia em andamento, o impulso para as formas digitais de entretenimento 'ao vivo' foi maior. Diversos outros artistas também testaram este formato.

De acordo com Adam Arrigo, CEO da startup Wave, conhecida por transformar artistas em avatares digitais, “o investimento mostra que a indústria do entretenimento está procurando maneiras novas e interativas de se conectar com a geração digital de hoje.”

#4 Papai Noel na bolha 🎅

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Em Seattle, nos Estados Unidos, Dan Kemmis, conhecido como o “Seattle Santa”, dá um tapinha na mão de um menino dentro de uma bolha de plástico protetora.

Incapaz de agendar eventos privados devido à pandemia, Kemmis está fazendo aparições públicas fisicamente distantes com algumas doações que beneficiam abrigos de sem-teto locais.

#5 Concerto com plantas 🍃

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No dia 22 de junho, o Gran Teatre del Liceu, em Barcelona, reabriu para um concerto exclusivo e com lotação máxima. O público, no entanto, não foi de apreciadores de ópera: 2.292 assentos foram preenchidos com plantas verdes, que posteriormente foram entregues a profissionais de saúde que lutam contra a Covid-19.

A apresentação do quarteto de cordas foi transmitida ao vivo para o público.

#6 Grupo BTS no Guinness Book 😎

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O Grupo BTS conquistou título no Guinness World Records com a live stream paga mais visualizada no mundo. No dia 14 de junho, a live grupo de K-Pop foi vista por 756 mil espectadores simultâneos, oriundos de 100 países diferentes. A transmissão ao vivo foi realizada em Seul, na Coreia do Sul.

Mas e a live da Marília Mendonça? A primeira transmissão ao vivo da cantora, realizada pelo YouTube no dia 8 de abril, chegou a 3,3 milhões de espectadores simultâneos, de acordo com ranking divulgado pelo YouTube, se tornando a live com maior número de espectadores simultâneos da história.

O reconhecimento do BTS pelo Guinness, no entanto, é porque a live do grupo foi paga. As 756 mil pessoas pagaram US$ 25 para assistir à transmissão. Ao todo, foram 12 canções.

O YouTube divulgou a lista das maiores lives do mundo. Dos 20 nomes listados, 16 são de brasileiros, com lives realizadas durante a quarentena. O pódio é formado por Marília Mendonça (1º lugar), Jorge & Mateus (2º lugar) e Andrea Bocelli (3º lugar).

Os outros brasileiros no ranking são Gusttavo Lima, Sandy & Junior, Leonardo, Henrique e Juliano, Bruno e Marrone, Zé Neto e Cristiano, Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Raça Negra, Luan Santana, e a dupla Simone e Simaria.

#7 Festival flutuante 🦄

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No começo da pandemia, o mundo se rendeu a uma série de eventos drive-in. Além do clássico formato com carros e filmes, aconteceram diversos modelos criativos no Brasil e no mundo: exposições de arte drive-thru, sessões temáticas e pet friendly, filmes e eventos assistidos em jacuzzis, cadeiras de praia, barcos, bicicletas, guindastes e muito mais!

A Ilusoria Features inovou de forma super divertida com o “Flutua”, o primeiro festival flutuante do Brasil. A experiência aconteceu em Brasília e promoveu sessões de cinema, música e teatro ao ar livre, com diversos botes e pedalinhos “instagramáveis” ancorados no lago do Parque da Cidade.

O evento foi inspirado nos cinemas flutuantes de Paris (França) e Tel-Aviv (Israel). Cada sessão tinha capacidade para até 300 pessoas distribuídas em um espaço de 2 mil m² de área coberta, com tenda de 10 m de altura. 

#8 Shows em bolhas 🛸

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Quem imaginaria que um hábito do Wayne Coyne, vocalista da banda de rock norte-americana Flaming Lips, se tornaria regra para o grupo inteiro e para os fãs?

Em um show realizado em Oklahoma City (EUA), no dia 12 de outubro, a banda e o público tiveram que usar bolhas de plástico para se manterem isolados uns dos outros e evitar contaminações por Covid-19.

Há alguns anos Coyne utiliza essas bolas gigantes como recurso nos shows – ele entra em uma e rola por cima da plateia, numa versão mais segura do famoso “crowd surfing”. Mas para a apresentação de retorno da banda pós-quarentena, todos tiveram que usar o recurso. 

Na apresentação, os fãs também usaram máscaras faciais e praticaram o distanciamento social quando não estavam dentro de suas bolhas. Em resposta a um comentário em sua publicação no Instagram, Coyne afirmou que era capaz de respirar normalmente dentro das bolhas “por algumas horas facilmente”.

#9 Corações com distanciamento 💚

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No Bristol Park, no Reino Unido, o distanciamento social foi promovido... com amor!

374 enormes corações brancos foram pintados em jardins e espaços públicos da Queen’s Square, Castle Park e College Green, entre outros. De acordo com os idealizadores do projeto, esta seria uma forma amável de lembrar a todos que é preciso manter a distância.

Os corações têm aproximadamente três metros de largura, com pelo menos dois metros entre eles. Um comerciante explicou que a decisão foi feita em conjunto com forças e entidades locais, num esforço assumido para uma retomada segura. 

#10 Traje anti-coronavírus 👀

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Os maiores questionamentos dos apreciadores de música durante a pandemia foram sobre quando e como será tranquilo assistir aos shows ao vivo novamente

Pensando nisso, o estúdio Production Club criou o Micrashell, um traje anti-coronavírus que as pessoas poderiam usar em clubes e festivais de música sem que a Covid-19 se espalhe. 

O modelo se assemelha a um traje espacial com cores neon. Há um filtro N95, um sistema de emissão do ar, uma “bolsa para celular” e caixas de pressão para beber e vapear sem remover o capacete.

VEJA TAMBÉM! 

 

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30 de novembro de 2020

💡 Trazemos as novidades do entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

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O setor de eventos está voltando de forma gradual, e sabemos que nosso foco deve ser em diminuir os danos, sem perder a atmosfera das nossas conexões humanas. 

A ciência e a tecnologia serão essenciais para tornar os eventos ao vivo não apenas possíveis, mas seguros.

No Ingresse News de hoje, trazemos soluções tecnológicas que estão ajudando a indústria como um todo a retornar de forma consciente e criativa!

VAMOS CONSTRUIR UMA RETOMADA SEGURA?

✈️ Azul lança tapete virtual para agilizar embarques

Recentemente tivemos uma experiência bem diferenciada ao embarcar em um voo da Azul, que nos fez pensar: será que as filas estão com os dias contados?

O novo sistema de embarque da companhia aérea, chamado Tapete Azul, tem como objetivo reduzir as aglomerações e o tempo de embarque. Ele é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, através de realidade aumentada, interage com o cliente indicando o momento certo de embarcar

Os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento

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Como funciona na prática?

A ordem do embarque continua priorizando os passageiros com necessidades especiais, depois os portadores do cartão “diamante” e, em seguida os demais passageiros, divididos por intervalos de três fileiras, começando do fundo para frente, em grupos de dez números. Ou seja, embarcam primeiros os passageiros das fileiras 30, 27, 24, 21, 18, 15, 12, 9, 6 e 3. Na sequência, um novo grupo começa no 29 e assim por diante.

Esse processo cria espaços grandes entre uma fileira e outra, facilitando a acomodação e liberando os corredores; também evita que um passageiro do corredor sente antes que o da janela, já que eles estão lado a lado e podem se organizar.

Do lado de fora, basta os passageiros se posicionarem sobre o tapete virtual, no campo destinado ao seu assento, e irem acompanhando o fluxo.

Como os passageiros com prioridade têm um embarque mais demorado, eles não fazem parte desse processo. Para eles, o embarque continua sendo da maneira tradicional, mas antecipado.

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O sistema, fornecido pela startup curitibana Pacer Tecnologia é formado por 12 projetores, duas televisões, quatro câmeras e uma película no chão de cada portão de embarque. Tudo integrado por API ao sistema de check-in da companhia aérea. É isso que permite, por exemplo, fazer remanejamentos caso o passageiro tenha cancelado de última hora. Já a inteligência artificial permite que a imagem projetada se desloque conforme o movimento das pessoas, sem “empurrar” os passageiros. 

E qual foi o resultado?

O Tapete Azul já reduziu em 25% o tempo médio do embarque — mas a Azul acredita que a produtividade pode chegar a 50% quando a tecnologia for mais integrada a seus sistemas.

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Pocai, o fundador da Pacer, já está trabalhando para aperfeiçoar o Tapete Azul: quer incluir um sistema de biometria facial que vai reconhecer os passageiros enquanto eles estiverem andando no tapete.

E aí vem a nossa reflexão: por que não aplicar essa ideia ao setor de eventos? Você concorda que pegar aquela fila interminável é a parte mais desagradável de qualquer experiência?

Sabemos que a dinâmica de um evento é bem diferente da de um voo, mas se formos criativos podemos implementar essa e outras ideias, trazendo inovações também para o mundo do entretenimento.

💉 Ticketmaster explora a possibilidade de verificação do status da vacina das pessoas antes de emitir ingressos para shows

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A Ticketmaster está explorando a possibilidade de sincronização da venda dos ingressos digitais com provedores de saúde que mostram os resultados do teste de COVID-19 ou status da vacina.

O plano se baseia em três partes: aplicativo digital da Ticketmaster, empresas terceirizadas de informações sobre saúde e parceiros de distribuição de vacinas.

O sistema vai exigir que quem compre o ingresso comprove que foi vacinado ou teve resultado negativo para o coronavírus de 24 a 72 horas antes do evento. Para isso, os clientes precisam pedir ao laboratório para que enviem os resultados às empresas de saúde responsáveis; estas passarão as informações para a Ticketmaster, que enviará as credenciais necessárias para a participação do cliente no evento.

A Food and Drug Administration ainda não aprovou nenhuma empresa terceirizada para fornecer a tecnologia necessária de resultados de vacinação em tempo real. Mark Yovich, presidente da Ticketmaster, acredita que a demanda por tal tecnologia aumentará à medida que ela seja necessária para a indústria, criando todo um setor de tecnologia para combate ao COVID-19.

O objetivo é que os fãs sejam testados ou vacinados antes do evento, e não que esperem até o dia para serem testados no local.

A empresa de venda de ingressos não terá acesso aos registros médicos dos clientes. Apenas receberá uma verificação se o indivíduo está liberado para comparecer. As empresas provedoras de saúde enviarão dados criptografados para cumprir a Lei de Portabilidade e Responsabilidade de Seguro Saúde.

A Ticketmaster esclareceu que ‘não tem o poder’ de definir as políticas em torno destes requisitos de entrada e segurança, já que elas ficam a critério do organizador do evento.

"A integração das plataformas de ingressos com os resultados dos testes verificados pelos convidados é uma forma fundamental de reimaginar como vamos trazer os fãs de volta aos eventos ao vivo", afirma Mariana Herman, da reBUILD20, companhia que ajuda empresas de entretenimento a desenvolver estratégias de eventos com consciência específica para os protocolos do COVID-19. 

Herman também disse que "A experiência de participar destes eventos será completamente diferente, mas a inovação combinada com a implementação consistente fornecerá uma estrutura para fazer com que os esportes ao vivo e a indústria de eventos voltem a funcionar."

A Ticketmaster fornece ingressos para a maioria das ligas esportivas e salas de shows, então, se esse plano for bem-sucedido, poderá contribuir muito para reviver a indústria de esportes e entretenimento pós-pandemia.

💫 Volkswagen ilumina o céu da China com 2.000 drones

Durante a pandemia, as marcas estão se reinventando para continuarem próximas aos consumidores, e a tecnologia tem sido uma grande aliada. Utilizar apenas redes sociais já não é mais suficiente para que a experiência surpreenda os expectadores.

Com a chegada das festas de final de ano, é o momento de apostar em ações de brand experience. A Volkswagen conseguiu isso no dia 12 de novembro, no céu da China, utilizando 2.000 drones:

São Paulo, BrasilUm visitante vê uma obra que faz parte da mostra OsGemeos, intitulada Secretos. A mostra marcou a volta da vida cultural em São Paulo após sete meses de inatividade por conta da pandemia e apresenta objetos pessoais e obras dos arti…

São Paulo, Brasil

Um visitante vê uma obra que faz parte da mostra OsGemeos, intitulada Secretos. A mostra marcou a volta da vida cultural em São Paulo após sete meses de inatividade por conta da pandemia e apresenta objetos pessoais e obras dos artistas de rua brasileiros Otavio e Gustavo Pandolfo, também conhecidos como OsGemeos.

Foto: Sebastião Moreira / EPA

Hong KongNovo local com distanciamento social aberto em Hong Kong. O The Grounds at AIA Vitality Park tem capacidade para até 400 pessoas em ambientes privativos cercados.Foto: The Grounds at AIA Vitality Park 

Hong Kong

Novo local com distanciamento social aberto em Hong Kong. O The Grounds at AIA Vitality Park tem capacidade para até 400 pessoas em ambientes privativos cercados.

Foto: The Grounds at AIA Vitality Park 

TaiwanTaiwan não apresenta novos casos de COVID-19 há mais de 200 dias. Em novembro, os fãs curtiram um festival de música ao ar livre. Foto: @ultrataiwan

Taiwan

Taiwan não apresenta novos casos de COVID-19 há mais de 200 dias. Em novembro, os fãs curtiram um festival de música ao ar livre. 

Foto: @ultrataiwan

Nova Delhi, ÍndiaComemoração do Diwali, mais conhecido como festival das luzes. Diwali vem para iluminar os caminhos, acender novos pontos de luz, sem apagar ou diminuir aquele que repassa. Um dos grandes pedidos é para que a luz venha e com ela se…

Nova Delhi, Índia

Comemoração do Diwali, mais conhecido como festival das luzes. Diwali vem para iluminar os caminhos, acender novos pontos de luz, sem apagar ou diminuir aquele que repassa. Um dos grandes pedidos é para que a luz venha e com ela seja possível remover a escuridão da face da Terra.

Foto: Pinterest

Burgenland, ÁustriaVisitantes a bordo do brinquedo Apple no parque de diversões Family Neusiedler perto de Sank Margarethen.Foto: Joe Klamar /AFP / Getty Images

Burgenland, Áustria

Visitantes a bordo do brinquedo Apple no parque de diversões Family Neusiedler perto de Sank Margarethen.

Foto: Joe Klamar /AFP / Getty Images

Codroipo, ItáliaCiclistas esperam enquanto a unidade acrobática da força aérea italiana Frecce Tricolori (Setas Tricolor) se apresenta durante a 15ª etapa da corrida de ciclismo Giro d'Italia.Foto: AFP / Getty Images

Codroipo, Itália

Ciclistas esperam enquanto a unidade acrobática da força aérea italiana Frecce Tricolori (Setas Tricolor) se apresenta durante a 15ª etapa da corrida de ciclismo Giro d'Italia.

Foto: AFP / Getty Images

Somerset, InglaterraO outlet Clarks Village se tornou o primeiro centro de varejo na Inglaterra a introduzir “pistas de mensagens de texto” para permitir o uso mais seguro e eficiente de celulares por pessoas que andam em shoppings movimentados.Foto…

Somerset, Inglaterra

O outlet Clarks Village se tornou o primeiro centro de varejo na Inglaterra a introduzir “pistas de mensagens de texto” para permitir o uso mais seguro e eficiente de celulares por pessoas que andam em shoppings movimentados.

Foto: Pinterest

 

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5 de novembro de 2020

💡 Trazemos as novidades do entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

Como está sendo o retorno das experiências presenciais no mundo? Sabemos que cada país tem suas peculiaridades, mas muitas ideias que foram implementadas lá fora inicialmente, também estão fazendo sucesso no Brasil. 

O mundo dos eventos está se transformando: temos visto o aumento da convergência entre o online e o offline, a realização de shows-teste, a união dos envolvidos com o setor para definir guidelines, o pedido de ajuda financeira aos governos, o retorno gradual dos eventos presenciais e formatos inovadores de experiências. Alguns destes temas serão abordados no News de hoje.

Com a música ao vivo, como estamos acostumados, em pausa, sabíamos que as mentes sempre ativas do mercado de eventos viriam com maneiras de manter o entretenimento nos tempos de pandemia. Afinal, é verdade que a engenhosidade humana não conhece limites e estar fisicamente presente é uma parte insubstituível da experiência ao vivo.

Quer saber mais sobre os protocolos, dicas, inovações e tendências do mercado? Veja aqui nosso relatório sobre a retomada dos eventos!

O SETOR DE EVENTOS PELO MUNDO

BRASIL

🎫 Confirmado show-teste do Nando Reis em Curitiba

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No dia 27 de novembro, Curitiba vai sediar o primeiro show musical em teatro no Brasil com todas as medidas de segurança sanitárias contra o novo coronavírus.

O evento-teste tem como objetivo ser referência para a retomada em outros lugares do país.

Os protocolos construídos pela ABRAPE e Prime foram avaliados e ajustados em conjunto com a Secretaria da Saúde.

Toda a plateia será cadastrada para o evento-teste e passará por: medição de temperatura, distanciamento nas filas, validação do ingresso pelo espectador com monitoria local, uso do álcool em gel; uso obrigatório de máscaras, entre outros procedimentos.

ALEMANHA

🎶 Show-teste na Alemanha mostra que é possível fazer eventos na pandemia

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No dia 22 de agosto, 1.500 voluntários passaram dez horas dentro da Arena Leipzig como parte de um experimento científico que teve como objetivo mostrar como o coronavírus trafega em eventos internos.

Conforme explicado no Ingresse News de 4 de agosto, o estudo compreendeu três modelos de shows: um sem distanciamento social, estilo pré-coronavírus; um com “medidas de higiene otimizadas”, como mais entradas/saídas e alguma distância entre os espectadores; e um com total distanciamento social, com os participantes sentados a 1,5 metros de distância uns dos outros.

Os participantes foram testados para a Covid-19 com antecedência e tiveram suas temperaturas verificadas antes da entrada. Nos três cenários foram solicitados a usar máscara e desinfetante para as mãos com corante fluorescente. O desinfetante marcou as áreas de "alto contato" quando o público simulou ir ao banheiro ou comprar comida e bebida.

Também foram utilizadas máquinas de fumaça para reproduzir a propagação de aerossóis em um ambiente interno (acredita-se que o coronavírus pode sobreviver no ar por até três horas) e a simulação do tráfego de transporte público para o local.

Após análise dos resultados obtidos, os pesquisadores concluíram que shows podem ser realizados na pandemia. O impacto na propagação do coronavírus é de baixo a muito baixo, desde que os organizadores garantam as condições ideais de higiene.

“Não há nenhum argumento para não ter show”, disse o Dr. Michael Gekle, um dos membros da equipe da Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg, que conduziu o estudo.

Alguns especialistas expressaram ceticismo em relação aos resultados, dizendo que eles precisavam ser revisados e replicados, e que mais informações eram necessárias sobre como os pesquisadores usaram a modelagem.

O Dr. Gabriel Scally, presidente de Epidemiologia e Saúde Pública da Royal Society of Medicine, diz que as descobertas são potencialmente úteis, mas que pode ser difícil replicar os controles que os pesquisadores implementaram em muitos eventos da vida real.

O relatório e o estudo completo podem ser conferidos aqui.

ESPANHA

🎯 Espanha realizará um evento-teste com mais de 1.000 participantes

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O evento-teste será realizado no The Apolo Hall, em Barcelona, e segue o mesmo modelo do projeto Restart-19 da Alemanha. O objetivo é estabelecer a eficácia da realização de testes rápidos de coronavírus como estratégia de triagem em grandes eventos.

O estudo exigirá que cada participante faça um teste rápido de antígeno, que detecta o coronavírus em minutos, no mesmo dia do show, e apenas aqueles com resultados negativos terão permissão para entrar.

Em seguida, antes que as portas sejam abertas, um teste de PCR também será realizado em metade dos participantes. A utilização de gel desinfetante e máscaras será obrigatória durante todo o evento, exceto ao consumir bebidas.

Oito dias após o show, um segundo teste rápido de antígeno será realizado em todos os participantes e um novo PCR será realizado nos participantes que já foram testados no dia do evento.

REINO UNIDO

🔊 Shows ao vivo retornam a alguns dos maiores locais do Reino Unido

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A O2 Arena, o Royal Albert Hall e o Alexandra Palace estão abrindo suas portas pela primeira vez desde março para eventos com distanciamento social. Os três locais adotaram as diretrizes do coronavírus, incluindo assentos socialmente distantes, e-tickets, limpeza profunda, tempos de entrada escalonados, verificações de temperatura, política de cobertura facial e estações de higienização.

A capacidade da O2 Arena será reduzida de 20.000 para 4.700 pessoas, com ingressos vendidos para grupos de dois, três e quatro e assentos vazios entre cada grupo. O Royal Albert Hall vendeu 121.229 ingressos na temporada de Natal do ano passado. Este ano serão 36.000 ingressos disponíveis no total. O Alexandra Palace vai operar apenas em formato de mesas com no máximo seis pessoas.

FRANÇA

👀 Mama Festival cancelado após França reduzir novamente o limite de capacidade

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Desde 26 de setembro, as principais cidades da França estão sujeitas a um limite de 1.000 pessoas em grandes eventos, incluindo aqueles realizados ao ar livre, como estádios esportivos.

O limite de capacidade - anteriormente de 5.000 pessoas, mesmo para eventos internos sem distanciamento social - foi reduzido novamente com a retomada na curva de infectados pela Covid-19 acontecendo no país.

As novas restrições incluem o fechamento de bares e pubs em Paris, e a proibição de reuniões profissionais e feiras de negócios - impossibilitando assim a realização do Mama, evento anual de networking para a indústria de música ao vivo francesa.

SUÍÇA

📲 Passaporte de imunidade Covid-19 lançado pela indústria de música ao vivo

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O MovementPass é um aplicativo que se conecta diretamente aos registros médicos e permite a verificação de usuários com teste negativo ao entrar em eventos ao vivo. As empresas que se inscrevem no sistema do app pagam o que a empresa afirma ser uma taxa "mínima" por uso, já para os participantes o uso é gratuito. 

O aplicativo foi aprovado pelo veterano da indústria ao vivo Jon Drape, diretor da Engine No. 4, que esteve envolvida na produção de dois dos espaços de eventos com distanciamento mais importantes de 2020: Escape to Freight Island e Virgin Money Unity Arena.

O MovementPass tem sede na Suíça e armazena os dados dos usuários através de um banco blockchain. A empresa destaca que não está conectada a nenhum governo, empresa de tecnologia ou de dados, e que oferecerá altos níveis de segurança.

A empresa também afirma que está trabalhando para estar um passo à frente dos outros quando as vacinas e a eficácia dos testes de anticorpos e células T avançarem no processo de aprovação. Os usuários podem registrar seu interesse agora em MovementPass.com, e quando vacinas e testes estiverem disponíveis perto deles, eles serão alertados e informados sobre como acessá-los. O app também está buscando garantir financiamento para disponibilizar vacinas gratuitamente para seus usuários. 

HOLANDA

🎫 Governo holandês e Fieldlab avançam no plano de eventos piloto

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A Fieldlab, iniciativa apoiada pelo governo, que representa o setor de eventos durante a pandemia, se reuniu com ministros holandeses para fazer planos para eventos piloto.

A consulta ocorreu após a publicação de uma proposta da Fieldlab pedindo permissão ao governo para conduzir eventos piloto com testes rápidos como um trampolim para um retorno total. Na proposta, a Fieldlab pede uma decisão sobre eventos com capacidade total até o dia 1º de janeiro, para evitar perdas.

A indústria de eventos, assim como as de aviação e transporte público e o setor de saúde, possui ampla experiência no desenvolvimento e aplicação de protocolos de segurança. Essa experiência é ignorada pelo governo. O objetivo final é criar um ambiente seguro e saudável no qual os eventos possam acontecer com 100% da capacidade de visitantes”, consta na proposta.

ESTADOS UNIDOS

Retiro de bem-estar ReVibe e um novo tipo de festival de música

Durante o final de semana do Halloween acontecerá o festival ReVibe, que une as principais ideias de formatos inovadores de eventos vistas na pandemia: a privacidade e o conforto de assistir de casa, a energia de estar fisicamente presente e espaço, mais do que suficiente, para o distanciamento social de todos os presentes. 

Nesta configuração, o festival ocupa todo um hotel, tendo como palco o pátio e as varandas dos quartos de frente como área de estar. Grupos de até quatro pessoas podem reservar um quarto e ter sua própria área privativa, completa com instalações e longe de outros grupos.

AUSTRÁLIA

Live Entertainment Industry Forum (LEIF) lança ‘Covid-safe’ guidelines 

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As novas recomendações do LEIF, que representa os maiores negócios de entretenimento e esportes ao vivo da Austrália, foram elaboradas por especialistas da indústria de mais de 50 organizações, em consulta com o governo e agências de saúde, e podem ser acessadas aqui

O presidente do LEIF, James Sutherland, comenta: “O LEIF está empenhado em garantir que as pessoas apaixonadas pela indústria tenham o caminho mais seguro de volta ao pleno emprego, o que, por sua vez, proporcionará resultados econômicos positivos para a comunidade através dos eventos, que são características integrais de comunidades saudáveis e conectadas.

Até o momento, alguns eventos ao vivo (principalmente os de esportes) foram reiniciados na Austrália, todos com distanciamento social e diferentes restrições para cada estado.

NOVA ZELÂNDIA

🚀 Show esgotado na NZ Arena terá transmissão ao vivo

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A cantora Benee, estrela da Nova Zelândia, transmitirá ao vivo o último show de sua turnê para um público global.

Os ingressos custam US$ 10 e os portadores poderão acessar o stream sob demanda por 48 horas após a apresentação, no site da cantora.

Músicos de todos os lugares estão sentindo falta da conexão ao vivo com seus fãs, então me sinto incrivelmente sortuda por poder voltar ao palco,” diz Benee. “Estou tão animada por estarmos transmitindo o show de Auckland; isso significa que podemos trazer meus fãs de todos os lugares do mundo para a sala conosco.”

Ao contrário do resto do mundo, não há diretrizes de distanciamento social para eventos ao vivo na Nova Zelândia, que não tem nenhum caso comunitário de Covid-19. O entretenimento ao vivo sem distanciamento social (embora com rastreamento de contato estritamente obrigatório) retornou ao país em junho.

 VEJA TAMBÉM!

FOTOS DO MÊS

Brasília, BrasilEspectadores se acomodam em unicórnios e flamingos infláveis enquanto assistem a um filme durante o primeiro festival Floating, uma versão aquática de um cinema drive-in, em BrasíliaFoto: Eraldo Peres/AP

Brasília, Brasil

Espectadores se acomodam em unicórnios e flamingos infláveis enquanto assistem a um filme durante o primeiro festival Floating, uma versão aquática de um cinema drive-in, em Brasília

Foto: Eraldo Peres/AP

Grenoble, FrançaArtistas vestidos com camisetas de ciclismo pedalam no ar durante o início da 17ª etapa do Tour de France from Grenoble to Méribel, Col de la LozeFoto: Stéphane Mahé/Reuters

Grenoble, França

Artistas vestidos com camisetas de ciclismo pedalam no ar durante o início da 17ª etapa do Tour de France from Grenoble to Méribel, Col de la Loze

Foto: Stéphane Mahé/Reuters

Paris, FrançaNovos conceitos de cobertura facial que permitiriam aos espectadores surdos ler os lábios de cantores mascarados chegaram ao mercado. A cobertura da Vuzair inclui um ventilador para aspirar ar fresco e expelir CO2 (o carregamento é via …

Paris, França

Novos conceitos de cobertura facial que permitiriam aos espectadores surdos ler os lábios de cantores mascarados chegaram ao mercado. A cobertura da Vuzair inclui um ventilador para aspirar ar fresco e expelir CO2 (o carregamento é via USB), e o dispositivo pode se conectar a smartphones para que os usuários possam fazer chamadas sem precisar retirá-lo.

Foto: Pininfarina

Dubai, Emirados Árabes UnidosO artista @sachajafri trabalha em uma obra de arte, que ele espera que seja a maior pintura sobre tela do mundo.Foto: François Nel/Getty Images

Dubai, Emirados Árabes Unidos

O artista @sachajafri trabalha em uma obra de arte, que ele espera que seja a maior pintura sobre tela do mundo.

Foto: François Nel/Getty Images

Nova York, EUAPúblico senta em seções delineadas criadas para promover o distanciamento social para uma exibição como parte do Movie Nights with Tribeca Film Festival at the Backyard, na área de Hudson Yards em Manhattan.Foto: Andrew Kelly/Reuters

Nova York, EUA

Público senta em seções delineadas criadas para promover o distanciamento social para uma exibição como parte do Movie Nights with Tribeca Film Festival at the Backyard, na área de Hudson Yards em Manhattan.

Foto: Andrew Kelly/Reuters

Valência, EspanhaDez pianistas executam obras de Mendelssohn, Tchaikovsky, Bernstein, Falla e Liszt no primeiro dia da 1ª edição do Festival Iturbi.Foto: Juan Carlos Cárdenas/EPA

Valência, Espanha

Dez pianistas executam obras de Mendelssohn, Tchaikovsky, Bernstein, Falla e Liszt no primeiro dia da 1ª edição do Festival Iturbi.

Foto: Juan Carlos Cárdenas/EPA

Plymouth, InglaterraInstalação do artista plástico brasileiro Alexandre da Cunha é montada no The Box, instituição multidisciplinar de artes e patrimônio recentemente inaugurada.Foto: Finnbarr Webster/Getty Images

Plymouth, Inglaterra

Instalação do artista plástico brasileiro Alexandre da Cunha é montada no The Box, instituição multidisciplinar de artes e patrimônio recentemente inaugurada.

Foto: Finnbarr Webster/Getty Images

 

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16 de setembro de 2020

💡 Trazemos as novidades em entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

O STREAMING VEIO PRA FICAR

Não é novidade que a transmissão de shows, festas e vários tipos de eventos online se tornou a “nova realidade” do entretenimento durante a pandemia. Mas a verdade é que assistir a um evento virtualmente não substitui a experiência presencial. Conhecer pessoas novas, estar perto do artista que você ama, abraçar e brindar com os amigos, faz muita falta.

Quando a pandemia acabar, será que as pessoas vão continuar assistindo eventos por streaming? Você vai?

A transmissão virtual abre muitas portas, e num futuro próximo a realidade será um mix dos eventos presenciais e online. 

O retorno aos eventos presenciais será gradual, com capacidades iniciais menores (os espaços culturais em São Paulo, por exemplo, estão reabrindo com 40% da capacidade), e a transmissão por streaming não só não altera, como pode aumentar - e muito - a receita do evento.

O Ingresse News de hoje fala sobre streaming, a partir de três tópicos: cases de experiências online de sucesso, inovações que estão rolando no mundo virtual dos eventos e opinião do mercado.

Boa leitura!

Cartoon de @ j.a.k._.

Cartoon de @ j.a.k._.

1. EVENTOS ONLINE: CASES

🔥 “We Will Always Burn the Man. And we did”

Em 2019, mais de 78.000 pessoas compareceram ao festival Burning Man, um dos mais famosos do mundo. Devido ao coronavírus, a edição de 2020 foi substituída por uma versão totalmente online, que foi produzida por pequenas equipes e realizada do dia 30 de agosto a 6 de setembro. 

Com o tema “Multiverse”, as tendas e campos com arte, música e festas foram substituídas por oito imersões digitais, que os usuários puderam acessar virtualmente, através da plataforma Kindling.

O “The Infinite Playa”, por exemplo, recriou o deserto de Black Rock em 3D, onde o festival ocorre desde 1998, e permitiu que o participante andasse por uma versão virtual do evento. Já o “Build-a-Burn” possibilitou que o usuário criasse um evento customizado ao lado de outros usuários, como se fosse um game cooperativo.

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Como acontece há anos no deserto de Black Rock, a Fundadora Cultural, Crimson Rose, iniciou o ritual do fogo no dia 31 de agosto, com a primeira chama sendo acesa com a luz do sol, neste ano no centro de um grande labirinto. Crimson cuidou do fogo durante toda a semana em preparação para o sábado (5 de setembro), quando aconteceu o auge do festival, a queima da estátua de madeira que dá o nome ao evento

O site do Burning Man, através da imersão denominada “Burn Night: Live From Home” disponibilizou projetos para a criação de mini-estátuas caseiras, que puderam ser queimadas em casa (desde que de forma segura), com transmissão para o resto do mundo.

Diversos artistas brasileiros se apresentaram no festival, como Mary Mesk, Xaxim (Dudu Marote & Fabio Soares), Marcio Techjun, L_Cio, Eli Iwasa, Ignacio, No Porn, Gian Granito entre outros. Nos visuais, o evento contou com o grafiteiro Cranio, além de Felipe Morozini, Claudia Liz, Nathalie Edemburg, Gustavo Prata, Tripolli e Luiz Maudonnet.

Um ponto polêmico e bastante comentado pela mídia, envolveu a celebração presencial do festival em diversos locais pelo mundo, mesmo com a opção virtual.

“Quem sabe o que o futuro reserva? Onde estaremos em um ano? Como será o Burning Man em 2021? Não sabemos as respostas. Sabemos que somos uma comunidade de criadores, construtores, artistas, músicos, filósofos, sonhadores e realizadores. Pensamos em coisas que os outros não pensam, então fazemos com que aconteçam”, afirmou a organização do evento.

🌍 Mais de 1 milhão de fãs pagaram para participar do Tomorrowland virtual

Um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo deu as boas-vindas a 1 milhão de fãs, equivalente a 150% mais visitantes do que o normal este ano com sua edição virtual pay-per-view, o “Tomorrowland Around the World”. O projeto, que normalmente levaria 2 anos para ser feito, ficou pronto em apenas 3 meses.

O evento aconteceu nos dias 25 e 26 e julho, com mais de 60 atrações, incluindo Katy Perry, Amelie Lens, David Guetta, Martin Garrix, Dimitri Vegas e Like Mike, que se apresentaram em oito palcos personalizados na ilha de Pāpiliōnem. A versão virtual também contou com 9 experiências complementares (com palestras, jogos, merchandising, etc.).

O valor dos ingressos variou de €12,50 (diário) a €20 (dois dias do evento). Aqueles que compraram o ingresso para os dois dias também puderam revisitar a ilha e rever todas as apresentações.

Os artistas foram filmados ao vivo com câmeras de alta definição 4K, em quatro estúdios especialmente projetados na Bélgica, Los Angeles, São Paulo e Sydney. De acordo com a equipe do Tomorrowland, 300 terabytes de imagens brutas foram gravadas, o que levou vários mecanismos de renderização em torno de quatro semanas para processar.

O ambiente virtual criado foi renderizado em altíssima qualidade, com dez vezes mais polígonos (os blocos de construção dos gráficos 3D) do que um videogame comum.

Diversas marcas, como Pepsico, Beck's e Absolut participaram do evento online. Elas nomearam palcos, investiram em conteúdos e proporcionaram diversas experiências para os espectadores. 

🚀 Grupo BTS conquistou título no Guinness World Records com a live stream mais visualizada no mundo 

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A live da Marília Mendonça teve mais espectadores, mas foi gratuita. O recorde do BTS se deve à cobrança de ingressos. Todos os 756 mil espectadores pagaram para assistir ao show pela plataforma Weverse, com ingressos no valor de €21 para membros do ARMY fan club do BTS e €28 para membros do público geral.

Atualmente, a banda detém vários recordes mundiais do Guinness, incluindo o primeiro grupo de K-pop a alcançar o número um na parada de álbuns dos EUA; tendo o álbum mais vendido na Coréia do Sul; atingindo um milhão de seguidores no TikTok no menor período (três horas e 31 minutos) e os Twitter engagements mais usados em um período de 24 horas, com a hashtag #TwitterBestFandom da banda sendo twittada mais de 60 milhões de vezes em um dia.

2. O QUE O MERCADO ESTÁ DIZENDO?

🎫 O preço do ingresso de £5 individual e £10 para famílias dará a maior receita e audiência para a maioria dos shows online, de acordo com uma nova pesquisa

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A Vivid Interface, empresa de pesquisa de mercado inglesa, perguntou a mais de 1.000 pessoas que haviam visitado pelo menos duas atrações turísticas nos 18 meses anteriores ao início da quarentena, quanto elas pagariam para "assistir (virtualmente) a uma peça, ópera, apresentação de balé, show, ou para fazer uma aula, etc.”

Além dos valores, de £5 para ingressos individuais e £10 para famílias, a pesquisa também revelou diferenças na disposição de gastar com base na faixa etária - para 18-25 e 36-54 anos, o preço ideal é £10, enquanto para 26-35 e acima de 55 anos, é £5 - e no gênero, com homens dispostos a pagar mais por suas experiências online do que mulheres.

Geoff Dixon, diretor-geral da empresa, acredita que “uma oferta online correta pode fornecer uma rápida recuperação de receita sem prejudicar a viabilidade a longo prazo do ‘ao vivo’. Na verdade, a presença online pode alcançar novas geografias e trazer novos clientes para uma marca, atraindo pessoas que podem, com o tempo, passar por uma porta física em vez de um acesso pago.”

Acesse a pesquisa completa nesse link.

📲 Live streaming é uma nova fonte de receita crucial 

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2020 será conhecido para sempre como o ano que interrompeu a indústria da música ao vivo em todo o mundo. Mas também deve ser reconhecido como o ponto em que as lives monetizadas se tornaram a norma, à medida que artistas e fãs utilizaram a tecnologia para se conectar e obter sua dose coletiva de entretenimento ao vivo.

Embora gigantes online como Facebook, Instagram e YouTube tenham se voltado para oferecer muito mais imagens de shows e festivais, empreendedores ansiosos correram o risco, durante o isolamento, de lançar uma série de novas plataformas e empresas de produção para entregar live streamings de alta qualidade.

Alguns pioneiros estabeleceram o live streaming como uma nova saída crucial para a criatividade e, potencialmente, um fluxo de receita duradouro para os artistas e suas equipes. Entre eles estão LiveFrom, Streamyard e Sansar.

O co-fundador da LiveFrom, Steve Machin, acredita que “O streaming é um meio fundamentalmente novo para os artistas desenvolverem relacionamentos mais profundos com seus fãs e expandirem seu alcance para novos públicos. Eventos online ajudarão a acelerar o retorno aos eventos da vida real e serão parte integrante de como um artista ou local vê sua renda e suas atividades combinarem no futuro.”

Já a plataforma Sansar entende que “A experiência de show virtual se desenvolverá e crescerá para superar o concerto tradicional, espalhando o amor pela experiência musical aos pontos mais remotos do mundo.”

Veja também! 

3. INOVAÇÕES NOS EVENTOS VIRTUAIS

Beyond Live e a importância da mágica do “eu estava lá”

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A “Beyond LIVE” é a primeira plataforma do mundo que combina performances artísticas com tecnologia e cria experiências de shows online otimizadas. Já foram transmitidos diversos shows de grupos da SM Entertainment, como BTS, NCT Dream e SuperM. As transmissões são pagas. De acordo com a empresa, todas foram um sucesso.

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A plataforma traz várias soluções criativas para que o streaming seja o mais parecido possível com uma experiência presencial, que envolvem interatividade e faz com que os fãs sintam que estavam no evento.

Tecnologias como andar com a câmera de sincronização ao vivo; chamadas de vídeo que possibilitam a interação com dos fãs com os artistas ao vivo; produção de palco que combina a performance do artista com gráficos 3D aprimorados e tecnologia de realidade aumentada avançada fazem parte da plataforma.

É também a primeira empresa do mundo a fornecer o serviço Sync Play, que conecta o online com o offline. O serviço consiste em sincronizar o fanlight, um bastão de luz que o fã tem em casa, com a transmissão ao vivo, para que possam mudar de cor e padrão de acordo com a música.

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Outro ponto interessante é que os pacotes disponíveis no site contemplam ingressos e merchandising:

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🎧 O Spotify está desenvolvendo um recurso que alertará os fãs sobre os próximos eventos virtuais de um artista

O serviço de streaming geralmente lista os eventos ao vivo de um artista em seu perfil, mas agora esse recurso está sendo transformando em descoberta de eventos virtuais. O recurso foi divulgado pela engenheira de software Jane Manchun Wong e ainda não está disponível na versão pública do aplicativo Spotify.

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Em um movimento histórico, o TIDAL, o primeiro serviço de streaming de música e entretenimento de propriedade de artistas, anunciou a compra de US$ 7 milhões em tokens emitidos pela Sensorium Corporation ("SENSO Tokens"). A plataforma social de VR irá permitir a transmissão de conteúdo imersivo de realidade virtual para usuários em todo o mundo.

Propriedade de artistas mundialmente aclamados como JAY-Z, Lil Wayne, Rihanna, Calvin Harris, Daft Punk e Chris Martin do Coldplay, a compra dos SENSO tokens pela TIDAL estabelece a plataforma Sensorium Galaxy como líder no mercado de entretenimento social de VR e amplia o apoio da missão do serviço em fornecer experiências únicas para os fãs.

A Sensorium Galaxy fornecerá aos usuários acesso a shows e música virtual que eles não poderiam assistir de outra forma. Os usuários poderão interagir com outros participantes virtuais e avatares, enquanto participam de uma experiência social comunitária única e inédita.

🎮 Conexão entre live music e games: Wave transforma artistas em avatares para performances em tempo real

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A startup Wave, conhecida por transformar artistas em avatares digitais em tempo real colocando-os em palcos em mundos virtuais personalizados, recebeu, recentemente, um investimento de US$ 30 milhões. Os empresários Scooter Braun (empresário de Justin Bieber, Ariana Grande, Kanye West, etc.), Alex Rodriguez (Ex-jogador Yankees), Rick Farman (co-fundador da Superfly) e Kevin Lin (co-fundador da Twitch), participaram da rodada. 

De acordo com o CEO da Wave, Adam Arrigo, “o investimento mostra que a indústria do entretenimento está procurando maneiras novas e interativas de se conectar com a geração digital de hoje.”

Os shows virtuais com avatares provaram ser um formato super popular, com as aparições digitalizadas de Marshmello e Travis Scott no game Fortnite que atraiu dezenas de milhões de pessoas, e com a pandemia em andamento, o impulso para as formas digitais de entretenimento 'ao vivo' é ainda maior.

Veja mais sobre o mercado de games!

CONCLUSÃO

Esses são apenas alguns exemplos dentro das infinitas possibilidades que podem ser implementadas no streaming para torná-lo exclusivo e mais atrativo ao público. Em breve, quando avançarmos mais na flexibilização do isolamento, também será possível replicar essas ideias criativas nos eventos híbridos (mix das experiências virtuais com as presenciais). 

Os cases de sucesso que temos visto demonstram que o streaming de eventos só tende a crescer, que os artistas podem (e devem) cobrar pelos seus shows virtuais, e que boa parte dos fãs está disposta a pagar. Esse tema foi abordado pela Ingresse na pesquisa sobre drive-ins e lives e no artigo sobre o futuro do entretenimento, elaborado pelo nosso Founder e CEO, Gabriel Benarrós. Nas edições do Ingresse News dos dias 9 de julho e 27 de agosto também tratamos do assunto.

Na nossa pesquisa, quando perguntamos aos usuários “se você não puder ir a um evento que gosta muito por causa do preço ou da distância, você compraria um ingresso bem mais barato para acompanhar esse evento ao vivo da sua casa?”, 15,7% respondeu que sim e outros 30%, “talvez”. Isso quer dizer que 46% da base são potenciais compradores desse produto. No Instagram, a aceitação da base foi ainda maior com 75% mostrando interesse no produto.

Além disso, 44% da nossa base de usuários declara que pagaria para ver um show em casa; 20% pagaria se a experiência fosse “única com vários artistas”; 21% afirma que pagaria se o show fosse “exclusivo e diferente” (exemplo: cenário único, repertório específico).

Nos aprendizados da DICE TV, trazidos no News de  9 de julho, o fundador, Phil Hutcheon, afirma que live streams pagas são mais impactantes do que gratuitas: como nos shows presenciais, o "grátis" geralmente desvaloriza o evento. Embora a audiência seja menor em uma live paga, os fãs estão altamente engajados e comprometidos em assistir ao evento inteiro. Mais de 90% dos espectadores de Lewis Capaldi assistiram ao stream do início ao fim.

Na edição do Ingresse News de 27 de agosto, falamos sobre o case do evento online do Seu Jorge, realizado na plataforma de streaming da Ingresse, o Ingresse Studio. Trouxemos 12 dicas para o seu evento online, com base nos aprendizados que tivemos nas experiências virtuais realizadas no Studio até o momento. 

No Brasil, o grau de interesse em live streams está acima do comum, não é por acaso que os artistas brasileiros lideram o ranking das maiores “lives” do mundo. 16 das 20 “lives” de maior audiência mundial no YouTube são de artistas brasileiros

Quase todos os experts da indústria já entenderam que experiências por streaming não substituem experiências presenciais, mas grande parte das pessoas continuará assistindo eventos online com o fim da pandemia. A transmissão dos eventos por streaming permite que pessoas de todo o mundo se familiarizem com o show de diversos artistas e, eventualmente, se tornem fãs presenciais.

Mas como será no futuro? Entendemos que o streaming deve permanecer, possibilitando, em um futuro próximo, que os eventos sejam híbridos. Também acreditamos que é muito importante agregar experiências ao formato de eventos virtuais, quanto mais atrativa a experiência, maior será a rentabilidade e o alcance.

Os eventos virtuais têm enorme potencial de crescimento no país - e no mundo -, sendo possível monetizar, atingir maior número de fãs, contemplar pessoas que querem evitar aglomerações e considerar aqueles que estão buscando entretenimento mais econômico.

Quer saber mais sobre o Ingresse Studio e produzir o seu evento virtual? Entre em contato conosco!

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Abraços, 

Time Ingresse

VEJA TAMBÉM!

Quer saber mais sobre o que está rolando no mundo dos eventos?

FOTOS DA SEMANA

São Paulo, BrasilRestaurante temporário, ao lado de um dos pontos mais lindo da cidade, a Ponte Estaiada. O Varanda Estaiada conta com 1200 metros quadrados ao ar livre, permitindo um respiro em meio à pandemia.Foto: @varandaestaiada

São Paulo, Brasil

Restaurante temporário, ao lado de um dos pontos mais lindo da cidade, a Ponte Estaiada. O Varanda Estaiada conta com 1200 metros quadrados ao ar livre, permitindo um respiro em meio à pandemia.

Foto: @varandaestaiada

Rio de Janeiro, BrasilO Villa Stella está de volta ao Rio de Janeiro em novo formato. São 8 cabines para até 6 pessoas, que poderão escolher entre quatro restaurantes.Foto: Stella Artois / Divulgação

Rio de Janeiro, Brasil

O Villa Stella está de volta ao Rio de Janeiro em novo formato. São 8 cabines para até 6 pessoas, que poderão escolher entre quatro restaurantes.

Foto: Stella Artois / Divulgação

Rio de Janeiro, BrasilVista aérea de pessoas na praia de Ipanema.Foto: Buda Mendes / Getty Images

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Vista aérea de pessoas na praia de Ipanema.

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Berlim, AlemanhaDistanciamento social em Berlim Brandenburg.Foto: Jason Krüger

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Distanciamento social em Berlim Brandenburg.

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Bogotá, ColômbiaA população local aprecia a reabertura do parque Simon Bolivar após a flexibilização das medidas impostas pelas autoridades devido ao coronavírus.Foto: Raúl Arboleda / AFP / Getty Images

Bogotá, Colômbia

A população local aprecia a reabertura do parque Simon Bolivar após a flexibilização das medidas impostas pelas autoridades devido ao coronavírus.

Foto: Raúl Arboleda / AFP / Getty Images

Cidade do México, MéxicoO Maroto Jazz Trio se apresenta na parte de trás de uma picape enquanto dirige pelos bairros da cidade.Foto: Rodrigo Arangua / AFP / Getty Images

Cidade do México, México

O Maroto Jazz Trio se apresenta na parte de trás de uma picape enquanto dirige pelos bairros da cidade.

Foto: Rodrigo Arangua / AFP / Getty Images

Taormina, ItáliaEnsaios acontecendo ao pôr do sol com o Monte Etna ao fundo antes de um concerto no Teatro Antico.Foto: Fabrizio Villa / Getty Images

Taormina, Itália

Ensaios acontecendo ao pôr do sol com o Monte Etna ao fundo antes de um concerto no Teatro Antico.

Foto: Fabrizio Villa / Getty Images

Xangai, ChinaUma mulher passa por um mural de um cachorro perto de um shopping onde as máscaras ainda são obrigatórias.Foto: Alex Plavevski / EPA

Xangai, China

Uma mulher passa por um mural de um cachorro perto de um shopping onde as máscaras ainda são obrigatórias.

Foto: Alex Plavevski / EPA

Londres, Reino UnidoUma mulher olha para um outdoor digital em Piccadilly Circus promovendo a campanha #BecauseImALondoner, que visa incentivar os residentes a explorar com segurança e apoiar os negócios locais como parte dos esforços de recuperação…

Londres, Reino Unido

Uma mulher olha para um outdoor digital em Piccadilly Circus promovendo a campanha #BecauseImALondoner, que visa incentivar os residentes a explorar com segurança e apoiar os negócios locais como parte dos esforços de recuperação do Covid-19.

Foto: David Parry / PA

Londres, Reino UnidoA instalação de arte Gaia no Painted Hall do Old Royal Naval College em Greenwich.Foto: Fraser Gray / Rex / Shutterstock

Londres, Reino Unido

A instalação de arte Gaia no Painted Hall do Old Royal Naval College em Greenwich.

Foto: Fraser Gray / Rex / Shutterstock

Nova Iorque, Estados Unidos@chelseamarketny agora é o lar de um dos maiores restaurantes ao ar livre da cidade. Mais de 115 mesas cercam o quarteirão e os clientes famintos encontram uma variedade de clássicos do mercado.Foto: @timeoutnewyork

Nova Iorque, Estados Unidos

@chelseamarketny agora é o lar de um dos maiores restaurantes ao ar livre da cidade. Mais de 115 mesas cercam o quarteirão e os clientes famintos encontram uma variedade de clássicos do mercado.

Foto: @timeoutnewyork

 

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27 de agosto de 2020

💡 Trazemos as novidades em entretenimento ao vivo e online no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

No sábado (15/ago), rolou mais um show online na plataforma de streaming da Ingresse, o Ingresse Studio. Foi a vez do Seu Jorge brilhar interpretando versões de músicas do David Bowie. Também já tivemos a #FestaEmCasa com a banda Inimigos da HP e outros shows incríveis no Studio.

Aprendemos muito com essas experiências, e no Ingresse News de hoje trazemos 12 dicas para o seu evento online!

📹 O INGRESSE STUDIO 

Nós acreditamos que no futuro os eventos serão uma combinação de live streaming e presencial. Mas também entendemos a importância de agregar experiências mais poderosas ao formato de eventos virtuais que temos visto por enquanto. 

E a possibilidade de monetização desses eventos não só é possível como muito animadora!

O Ingresse Studio permite a venda de ingressos com um link seguro integrado (o que hoje não é possível pelo Zoom ou YouTube), permitindo dar visibilidade a patrocínios, fomentar doações e promover a interação entre artistas e fãs.

Quer fazer o seu show virtual? Conheça o Ingresse Studio e entre em contato conosco!

🤿 A HISTÓRIA DO SHOW 

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Em 2004, Seu Jorge fez parte do elenco do filme The Life Aquatic with Steve Zissou, dirigido por Wes Anderson. A pedido do diretor, o músico e ator brasileiro gravou canções, releituras, em português, de músicas de David Bowie. Para a sua surpresa, as gravações, além de fazerem parte da trilha do longa-metragem, também se transformaram em um álbum: The Life Aquatic Studio Session.

Os resultados foram elogios do próprio Bowie e posteriormente uma turnê, que rodou pelos Estados Unidos e Europa, com apresentações esgotadas e público extasiado.

Com adaptações ao momento que atravessamos, a Opus Entretenimento e a Ingresse deram forma ao antigo desejo de Seu Jorge de fazer essa apresentação em solo brasileiro

No show online The Life Aquatic Studio Session – Um Tributo a David Bowie, Seu Jorge realizou uma performance intimista, só ele e seu violão. Foram interpretadas 14 canções, entre elas versões de Life on Mars?, Changes, Rock 'n Roll Suicide e Rebel Rebel

📝 AS 12 DICAS

1. Ineditismo e exclusividade no conteúdo: apesar de já ter sido realizado em vários países, foi a primeira vez que o show do Seu Jorge em tributo a David Bowie foi realizado no Brasil e no formato online. O repertório foi totalmente diferenciado e único. Além disso, a apresentação não foi disponibilizada para os fãs depois do evento, mantendo a mágica do “eu estava lá”, que além de super presente em shows presenciais, gera demanda para próximas experiências;

2. Evento intimista: é importante que o fã sinta que a performance da experiência online está sendo feita exclusivamente para ele, e foi exatamente essa a ideia da produção do evento: uma apresentação memorável. O show foi realizado apenas com o cantor interpretando músicas de David Bowie, em um cenário paradisíaco inspirado no conceito do filme The Life Aquatic with Steve Zissou

3. Transmissão ao vivo personalizada em alta qualidade: foram 7 câmeras, permitindo que o espectador se sentisse dentro do cenário do show. Seja com grandes ou pequenas produções, o importante é garantir uma boa qualidade de transmissão e promover uma grande experiência;

4. Formato flexível: diante do formato cinematográfico escolhido para a apresentação, com ambientação natural relacionada com a atmosfera do filme, a produção do evento acabou não apostando na interatividade com os fãs, diferente da #FestaEmCasa com Inimigos da HP. A ideia do Ingresse Studio é que o formato das apresentações seja totalmente flexível, de acordo com o objetivo do evento e permitindo total liberdade para o artista. Alguns preferem focar mais na exclusividade, outros na interatividade, ambos os formatos têm tudo para ser um sucesso;

5. Tela limpa: outro ponto interessante foi a escolha pela “tela limpa”, totalmente não comercial. Mesmo com patrocínios, é possível optar por esse modelo mais clean, que dá mais foco ao artista e ao conteúdo transmitido; 

6. Disponibilização de merchandising: a integração com a ferramenta de e-commerce da Ingresse também foi utilizada no show. O Ingresse Studio permite o merchandising nos eventos online. Assim como em todos os outros aspectos do evento, a exclusividade também estava presente na ação dos kits, que foi realizada pré, durante e pós evento. O kit era exclusivo da temática do show, com dois itens colecionáveis: o gorro vermelho do filme The Life Aquatic With Steve Zissou e um cartão autografado pelo Seu Jorge. Antes do evento, foi realizado um sorteio de 10 kits para os compradores, e durante e pós o show, os kits foram vendidos online;

7. Impacto global: será que um mesmo show pode alcançar dezenas (ou mais) de países? A resposta é: sim! Além do Brasil, o evento foi assistido por fãs nos Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Peru, Paraguai, Argentina, Chile, Noruega, Suécia, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Bulgária, Suíça, França, Itália, Espanha, Portugal, Moçambique, Japão, Filipinas e Austrália;

8. A importância da segunda tela: com relação aos acessos, tivemos 44% assistindo pelo Desktop, 50% através do Smartphone e 5% pelo Tablet. Importante mencionar que antes e no início do show, disponibilizamos em nossas mídias sociais vídeos explicativos aos usuários, para acesso e espelhamento para TV (vide highlight “Eventos Online” no Instagram da @ingresse);

9. Internet dedicada no local: a contratação de internet dedicada é muito importante. Ninguém quer ter pausas no meio da apresentação, certo? 

10. Precificação correta: para chegarmos no valor do ingresso, levamos em consideração o custo da produção, os resultados de pesquisas que fizemos com nossa base de usuários e o valor que está sendo aplicado em live streamings fora do país. Acreditamos que, ao pagar, os fãs sentem que estão ajudando aquele artista que tanto gostam, e ficam felizes com isso; 

11. Pico de vendas no dia do show: a virada de lote foi realizada dois dias antes do evento e antecipou as vendas, demonstrando a “pressão” que gera nos fãs. O pico de vendas aconteceu no dia do show, com mais de 30% da receita total. Na #FestaEmCasa, do Inimigos da HP, esse número foi ainda maior: 47% das vendas ocorreram no dia do evento; 

12. Divulgação nas mídias sociais: o evento foi amplamente divulgado em todas as mídias sociais do Seu Jorge, da Ingresse e da Opus Entretenimento (Instagram, Facebook, e-mail, push, WhatsApp, site). É importante que a experiência tenha um storytelling que demonstre o quanto aquele conteúdo é único e especial. No dia da abertura de vendas, Seu Jorge fez uma live no Instagram cantando algumas músicas do repertório, explicando o contexto do show e convidando os fãs para participarem. O evento também foi comentado em diversos veículos de mídia (vide item abaixo).

🖥 NA MÍDIA

Vários veículos de mídia comentaram sobre o show do Seu Jorge, que também apareceu na capa principal da Globo.com. Abaixo trouxemos alguns exemplos:

Ficou animado com a possibilidade de realizar um evento online de sucesso? Teve uma ideia genial e está afim de conversar com a gente e entender mais sobre as plataformas da Ingresse? Entre em contato com a nossa equipe!

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19 de agosto de 2020

💡 Trazemos as novidades em entretenimento ao vivo no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

Que os drive-ins dominaram o cenário do entretenimento durante a pandemia, isso todo mundo já sabe. Mas quais são os drive-ins que estão inovando no formato e fazendo o maior sucesso por aí?

Confira no Ingresse News de hoje os 10 drive-ins mais criativos que estão rolando pelo mundo!

🛁 Pop-up Cinema Jacuzzi (Bélgica)

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Depois do retorno deslumbrante dos drive-ins, o conceito do cinema jacuzzi chegou à Bélgica, em Beringen. São 25 jacuzzis no total, com capacidade para até 6 pessoas e distância segura umas das outras.

A programação ainda não foi revelada, mas os organizadores afirmam que serão “clássicos e sucessos de bilheteria de todas as épocas”. Após cada sessão, um DJ vai animar os “nadadores”.

🛺 Tuk-Tuk Drive-In (Tailândia)

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O Amazing Thailand Tuk Tuk Festival foi o primeiro concerto realizado no “novo normal” ao estilo tailandês. 200 tuk-tuks foram alocados em espaços de 16 m² em uma praça ao ar livre à beira do rio do Asiatique. Além da música, os espectadores puderam aproveitar diversas opções de comida e bebidas tailandesas.

🎨 Exposição de Arte Drive-Thru (Brasil)

A exposição de arte drive-thru reuniu 18 telas gigantes de artistas e coletivos brasileiros e foi realizada na ARCA, um galpão com mais de 8 mil m² localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.

🏗 Eventos Esportivos Assistidos em Guindastes (Polônia)

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Torcedores poloneses conseguiram driblar as restrições impostas pelo governo local e deram um upgrade (literalmente!) no formato drive-in para prestigiar a equipe de motocross Motorwy Lublin in loco.

Como ainda não podem assistir eventos esportivos dentro dos estádios por conta da pandemia, eles alugaram 18 guindastes e acompanharam a disputa contra o GKM Grudziadz do lado de fora da arena.

🏖 Shows com Cadeiras de Praia (Alemanha)

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No Strandkorb Open Air, 450 espreguiçadeiras, foram divididas em nove unidades, respeitando as normas de distanciamento social. 

Para evitar o contato entre os visitantes, o espaço opera com sistema unidirecional. Os alimentos e bebidas devem ser reservados com antecedência e já se encontram dispostos em uma caixa térmica ao lado da cadeira de praia na chegada dos convidados.

🚲 Bike-In Arena (Itália)

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Ecológica e compartilhável, a Bike-in Arena conta com tradicionais exibições de filmes, uma programação de música ao vivo, teatros e eventos esportivos. As apresentações também são transmitidas via streaming

A experiência é totalmente cashless. Os fãs chegam ao local do evento com as suas bicicletas e assistem às atrações em spots individuais ou para pequenos grupos e famílias, respeitando as normas de distanciamento. Todos os espaços possuem seu próprio bike rack e barreiras ajustáveis, que permitem que a pessoa escolha entre aproveitar a programação em pé ou sentada.

🎮 Arenas Drive-In no Setor de Videogames (EUA)

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As arenas estarão localizadas nos estacionamentos de shoppings de quatro grandes cidades dos EUA. A empresa de análise de videogames, Harena Data, vai fornecer telas, projetores e pessoal para os novos cinemas drive-in, onde os fãs de esportes eletrônicos poderão assistir a torneios de videogame e competir em eventos na segurança de seus carros.

Em 2019, o Goldman Sachs estimou que a audiência de e-Sports e streaming de jogos online chegará a 300 milhões de pessoas até o ano de 2022, o que ultrapassaria a audiência da Major League Baseball.

🌌 Noites Brilhantes de Cinema Sob as Estrelas (Estados Unidos)

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A VW Picture Bus criou uma maneira única para as pessoas curtirem filmes sem perder a segurança: oferecendo noites privadas de cinema ao ar livre. Um Volkswagen Bus chamado "Skye" é embalado com luzes de corda, e conta com uma tela de cinema de 100 polegadas e um equipamento de projeção e som.

Os clientes podem escolher o filme que quiserem e devem providenciar apenas o local e os lanches. Os pacotes começam em $550.

🧟‍♂️ Sessões Temáticas e Pet Friendly (Brasil)

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O LoveCine Drive-In foi o primeiro entretenimento com experiência ao vivo, no Rio de Janeiro, durante a pandemia. E em julho ganhou uma nova versão, inédita no mundo, onde passou a ser o único drive-in com formato de arena 360 graus

Além da exibição de filmes, pocket shows, programações musicais e delivery do restaurante Outback, o evento realizou diversas sessões temáticas. Nessas sessões, a equipe do LoveCine utiliza fantasias características de cada produção e interage com o público. O evento também é pet friendly!

🚤 Cinema Flutuante com 38 Barcos Elétricos (França)

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Um cinema flutuante com 38 barcos elétricos foi instalado no canal Quai de Seine, em Paris. Além dos barcos, o espaço também conta com 150 espreguiçadeiras às margens do canal.

A primeira sessão ocorreu no dia 18 de julho, com a exibição da comédia “Le Grand Bain” (Um Banho de Vida), de Gilles Lellouche, em uma tela de 16 x 9 metros. O evento é gratuito, e os participantes escolhidos por sorteio após o preenchimento de um formulário.

Quer ver mais formatos curiosos de eventos pelo mundo?

E aí, em qual desses você iria?

É fato que os drive-ins estão fazendo o maior sucesso durante a pandemia, com ingressos esgotando rapidamente. A tendência agora é inovar e ir além do formato tradicional com carros e filmes. Inspire-se nas ideias que trouxemos e surpreenda o seu público com uma experiência única.

Ficou animado com as possibilidades de eventos? Teve uma ideia genial e está afim de conversar com a gente e entender mais sobre as plataformas da Ingresse? Entre em contato com a nossa equipe!

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04 de agosto de 2020

💡 Trazemos as novidades em entretenimento ao vivo no Brasil e no mundo, formas criativas que estão sendo adotadas na volta dos eventos e muito mais.

INTRODUÇÃO

Como os países em estágio mais avançado de flexibilização do isolamento estão inovando para a retomada do entretenimento ao vivo? 

E dessas ideias, quais podemos tomar como referência para possivelmente serem aplicadas no Brasil? Assim como trouxemos os drive-ins como solução inicial para o retorno dos eventos ao vivo durante a pandemia, quais outros formatos podemos adotar durante esse período?

O Ingresse News de hoje faz uma análise do que está acontecendo ao redor do mundo e traz ideias que podemos tirar como aprendizados para continuar a retomada no Brasil, já iniciada com o movimento dos drive-ins. Além disso, analisamos também como os novos comportamentos e necessidades dos usuários criam oportunidades de inovação para que os eventos se tornem cada vez mais experiências únicas. 

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A EVOLUÇÃO DOS DRIVE-INS

🚲 Itália lança a primeira Bike-In Arena

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Bike-In is Drive-In ...by bike! Nos últimos tempos, houve muitas conversas sobre o retorno do Drive-In, mas os idealizadores da “Bike-In” preferiram pensar em algo que primeiramente fosse “ecológico e compartilhável”, e assim nasceu a primeira Bike-In Arena da Itália, em Mântua. Além das tradicionais exibições de filmes, a arena conta com uma programação de música ao vivo, apresentações teatrais e eventos esportivos.

A experiência é totalmente cashless. Os fãs chegam ao local do evento com as suas bicicletas e assistem às atrações em spots individuais ou para pequenos grupos e famílias, respeitando as normas de distanciamento. Todos os espaços possuem seu próprio bike rack e barreiras ajustáveis, que permitem que a pessoa escolha entre aproveitar a programação em pé ou sentada.

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As apresentações realizadas na arena são transmitidas via streaming, e quem assiste de casa também pode aproveitar a experiência completa, pedindo as comidas e bebidas servidas na Bike-In através do delivery.

Você sabia? Antes da pandemia já tivemos eventos parecidos no Brasil, como o Ciclocine, iniciativa que tinha como objetivo fazer as pessoas repensarem o uso da bicicleta como meio de transporte e contribuir com o aumento da mobilidade urbana e da segurança, respeito e consciência no trânsito. Eram exibidas sessões gratuitas de cinema ao ar livre com energia elétrica gerada por bicicletas. Outro exemplo é o Cine-Cicletada, um passeio ciclístico noturno com projeções de cinema ao ar livre, encerradas com discotecagem.

🚤 Le Cinéma Sur L’eau: Paris lança cinema flutuante com 38 barcos elétricos socialmente distanciados

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Paris vai promover um cinema flutuante, com 38 barcos elétricos instalados no canal Quai de Seine, com 150 espreguiçadeiras às suas margens. O evento faz parte do programa de verão Paris Plages.

A primeira sessão ocorreu no dia 18 de julho, com a exibição da comédia “Le Grand Bain” (Um Banho de Vida), de Gilles Lellouche, em uma tela de 16 x 9 metros. O evento é gratuito, com os participantes escolhidos por sorteio após o preenchimento de um formulário.

🖼 Drivethru.art: a exposição que veio revolucionar como consumimos arte

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A primeira exposição de arte drive thru realizada no mundo. De acordo com o curador Luiz Maluf, "o intuito é oferecer um presente à cidade, fomentando a cultura por meio de uma ação que corresponde ao interesse da população em voltar a experimentar formas físicas de entretenimento."

A mostra reúne 18 telas gigantes de artistas e coletivos brasileiros como Cranio, Felipe Morozini, Gian Luca Ewbank, Luiz Escañuela e outros, que discutem questões importantes e necessárias para o momento.

A exposição fica em cartaz entre os dias 17 de julho e 9 de agosto, na ARCA, um galpão com mais de 8 mil m² localizado na Vila Leopoldina, em São Paulo.

O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 13h às 21h, e os ingressos podem ser adquiridos no site da Ingresse.

☀️ Cinema ao ar livre: The Luna Cinema em Londres

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O Luna Cinema, uma das estrelas da exibição ao ar livre de Londres, está de volta ao verão europeu com novo formato e diversas exibições programadas. No site constam as diversas medidas de segurança que estão sendo implementadas, entre elas: “Os grupos podem contar com até 6 pessoas de duas famílias diferentes.”

No site é possível escolher um pitch para 2 ou 4 pessoas. Os ingressos custam cerca de £18 por pessoa.

Você sabia? No Brasil tivemos um dos maiores cinemas ao ar livre do mundo: o Shell Open Air. A última edição foi realizada em 2019 no Jockey Club de São Paulo. Em um telão gigantesco de 325 m² (do tamanho de uma quadra de tênis), foram exibidos filmes clássicos, ganhadores do Oscar, blockbusters e sucessos do cinema infantil. A entrada custava R$ 50,00 (com meia por R$ 25,00). 

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O evento acontecia mesmo com chuva (com a distribuição de capas de chuva gratuitamente, caso necessário) e os assentos não eram marcados. A pipoca era gratuita.

Confira outros cinemas ao ar livre que já tivemos em São Paulo! 

O que podemos concluir desse movimento?

Assim como os países europeus Itália (bike drive-in), França (cinema flutuante) e Inglaterra (cinema ao ar livre), o Brasil também já está inovando no conceito de drive-in convencional. Mesmo com as limitações, nada impede que a criatividade seja aplicada, seguindo as medidas e protocolos de segurança. Vamos pensar fora da caixa com base no que já deu certo lá fora?

E como pensar fora da caixa no Brasil? 

Assim como surgiu o "conceito drive-in", outros formatos de eventos também podem surgir, desde que a segurança seja mantida.

Por que não usar essa ideia de bike drive-in e inovar no segmento de eventos esportivos, por exemplo? Já pensou fazer aulas de spinning outdoor em parques com atrações musicais (shows/DJs) durante o treino? 

Ou ainda, criar um cinema ou show flutuante em cidades que tenham lagoas e que permitam uma experiência diferenciada que pode permanecer mesmo após a pandemia, otimizando o investimento em infraestrutura? 

Na última edição do Ingresse News, também trouxemos o exemplo do festival de música com distanciamento social que acontecerá na Virgin Money Unity Arena, em Newcastle (Inglaterra). O local será dividido em "áreas de observação" com plataformas para pequenos grupos de pessoas, com distanciamento de dois metros umas das outras. E se pensarmos em uma estrutura parecida?⠀

EVENTOS EXCLUSIVOS E INTIMISTAS 

🛏 A Sleepover Experience vai combinar live music com férias

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A Sleepover Experience combina um pacote de férias no final de semana com shows ao vivo intimistas e interação com os artistas. O evento acontecerá no Unite Hostel, em Barcelona, e vai reunir 80 fãs com um artista em três finais de semana consecutivos.

Cada artista receberá seus fãs com uma sessão interativa de meet-and-greet na noite de abertura, seguida de uma apresentação informal, com um show mais longo ocorrendo na noite do sábado. Durante o final de semana, os fãs também terão acesso a atividades, incluindo sessões de yoga, oficinas de arte, aulas de dança e visitas guiadas a Barcelona.

🎷 Jazz Mansion Experiences

A versão streamed da Jazz Mansion, da agência Cuco, permite que as pessoas exportem o evento para dentro de suas casas. Os participantes adquirem kits para experiências únicas de pintura, gastronomia, drinks e dança, sempre com um profissional convidado, enquanto curtem os shows da Jazz Mansion ao vivo.

🎤 Shows verticais entre os fãs na Ucrânia

Nas últimas semanas, concertos verticais vêm conquistando multidões socialmente distanciadas na Ucrânia, com bandas se apresentando para fãs “empilhados” uns sobre os outros nas varandas dos hotéis.

🎻 Novos formatos de eventos ao vivo explorados pela empresa sueca de eventos Jubel

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A Jubel lançou a série de eventos denominada Republic of Woodland, que combina música ao vivo com uma escapada no final de semana. Os ingressos para o evento, que é realizado em um local secreto no arquipélago de Estocolmo, incluem acomodação, comida, bebida, entretenimento ao vivo, atividades ao ar livre e "surpresas" durante uma noite e dois dias. O valor dos ingressos começa em €382 por pessoa.

A empresa também organizou seu próprio festival de música virtual, o Låt Live Leva, que começou no dia 21 de março. Transmitidas ao vivo via Twitch e YouTube, as apresentações do evento acontecem nos lobbies dos hotéis. Os fãs podem reservar quartos no hotel para se aproximar do show e pedir comida e bebida através do serviço de quarto.

Veja também! 

Como será o comportamento dos usuários nos eventos, pós-pandemia?

A interação com o público na retomada vai ser essencial. As lives proporcionaram maior contato dos fãs com o artista, com aquela sensação de que o artista está cantando exclusivamente pra você, concorda? 

Na #FestaEmCasa, evento virtual realizado através do Ingresse Studio, com show do Inimigos da HP, os próprios fãs apareceram ao vivo e interagiram com a banda através de uma enquete de músicas. Um dos fãs ainda cantou uma música ao vivo com o grupo. O cantor Mads Langer interagiu com os fãs por meio do aplicativo Zoom, durante um show em drive-in na cidade de Aarhus, na Dinamarca.

Na nossa pesquisa sobre drive-ins e lives, 14,5% dos usuários responderam que pagariam para assistir uma live se tivessem a possibilidade de interagir com o artista e aparecer na live.

A interação entre os participantes, mesmo em eventos com distanciamento social, também é fundamental. Afinal, celebrar com os amigos e conhecer pessoas novas é um dos pontos mais importantes dos eventos presenciais, certo? Chats coletivos no drive-in, por exemplo, possibilitam esse contato.

E são exatamente os eventos multi-experiências, criativos e intimistas, que aproximam as pessoas. Já reparou que cada vez mais os eventos têm uma história, um propósito vinculado? Os fãs querem fazer parte de um grupo, de uma tribo, e querem apoiar os artistas e causas com os quais se identificam. E a pandemia aumentou essa tendência: grande parte das lives (tanto pagas como gratuitas) tem uma causa associada e a possibilidade de fazer doações por parte dos usuários. O sentimento do coletivo ficou mais forte e evidente.

As experiências são uma reflexão desse movimento de busca por propósitos e sentimento de pertencer a comunidades. E essa é a verdadeira essência da manifestação cultural, que já nasce imune a qualquer pandemia. Por isso, os eventos devem trazer ferramentas que possibilitem que as pessoas se aproximem tanto umas das outras como do artista, aumentando esse sentimento de comunidade.

Na retomada dos eventos ao vivo no Brasil, que já se iniciou, precisamos pensar nestes aspectos comportamentais que irão caracterizar o que chamamos de “novo normal”. A tecnologia é uma ferramenta essencial para que sejam aplicadas essas ações que irão diferenciar um simples evento de uma experiência inesquecível. É o momento perfeito para inovar, pensar além e surpreender os usuários.

REABERTURA NO BRASIL E NO MUNDO

📚 Global Nighttime Recovery Plan (GNRP)

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Ativistas, profissionais, acadêmicos e representantes da indústria mundial se uniram para elaborar o Global Nighttime Recovery Plan (GNRP), um guia prático e colaborativo para as cidades que estão buscando determinar a melhor maneira de projetar e executar uma estratégia segura e viável para reabrir suas economias criativas e noturnas.

A ideia é que o guia seja uma plataforma interativa para compartilhar estruturas, ferramentas e práticas entre as cidades durante esse período. Por esse motivo, o GNRP consiste em um documento preciso, mas flexível, que pode ser atualizado conforme as circunstâncias mudam.

O primeiro capítulo, denominado “Open-air Nightlife And COVID-19: Managing Outdoor Space & Sound”, já foi disponibilizado no site. O documento traz uma análise sobre os problemas enfrentados e possíveis soluções na adaptação de espaços externos para utilização de forma segura a partir da flexibilização do bloqueio.

📝 O que você precisa saber sobre a reabertura gradual dos espaços culturais em São Paulo

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A reabertura está acontecendo de maneira gradual desde o dia 27 de julho e veio junto com uma série de novas regras de higiene e distanciamento social. É obrigatório o uso de máscaras, bilheterias só poderão funcionar no formato online, o horário de funcionamento está restrito a seis horas ao dia, a ocupação deverá ser de, no máximo, 40% da capacidade e o consumo de alimentos e bebidas está proibido. 

As instituições culturais públicas do governo estadual, caso do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e da Casa das Rosas vão reabrir no início de agosto.

Na cena do audiovisual, O Espaço Itaú de Cinema também tem abertura prevista para meados de agosto. O Petra Belas Artes segue com o bombado formato de drive-in no Memorial da América Latina e retornará com as atividades na sede da Consolação no dia 6 de agosto.

🎸Show para 4 mil pessoas vai testar infecção do coronavírus na Alemanha

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Uma equipe de pesquisadores prepara um experimento para testar o poder de infecção do coronavírus em grandes eventos. Os cientistas esperam recrutar 4 mil participantes saudáveis para assistirem a um show na arena de Leipzig, no leste da Alemanha, em 22 de agosto. Os voluntários, de 18 a 50 anos, precisam ter sido testados para o COVID e apresentado resultado negativo.

A pesquisa fornecerá máscaras de proteção do tipo PFF2 para reduzir os riscos de infecção. Os participantes também receberão desinfetante fluorescente que, além de garantir mais um fator de proteção aos voluntários, permitirá que os cientistas localizem as superfícies mais tocadas.

E, mais importante, os membros da plateia receberão um dispositivo para rastrear seus movimentos e a distância entre eles e outros participantes.

Os pesquisadores planejam coordenar a plateia em três diferentes cenários: um em que os voluntários entrarão no local do evento por duas portas diferentes e sem regras de distanciamento; outro em que haverá mais portas e medidas restritas de higiene e distância; e um terceiro em que os participantes ficarão sentados nas arquibancadas com distância mínima de 1,5 metro entre si. Este último requer apenas 2 mil voluntários, numa arena com capacidade para cerca de 12 mil pessoas.

🥇 Nova Zelândia: primeiro show desde o início da pandemia

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Pelo menos 6 mil espectadores assistiram a uma apresentação da banda de reggae LAB na Spark Arena, na Nova Zelândia, no dia 4 de julho -  o primeiro grande show ao vivo desde o início da pandemia. Nenhuma medida de distanciamento social estava em vigor. 

De acordo com o código voluntário do setor de eventos da Nova Zelândia, a produtora Loop e a equipe da arena implementaram o rastreamento de contatos e forneceram instalações visando permitir uma boa higiene.

🦘 Austrália realiza os primeiros eventos “pós-restrições”

A Austrália Ocidental está na quarta etapa de flexibilização do bloqueio, que permite que sejam realizados todos os eventos, exceto festivais de música em larga escala. Podem ser realizadas apresentações sem assento marcado, em locais de música ao vivo e salas de shows, seguindo a regra de distanciamento vigente no estado: 2 m² por pessoa.

Para locais maiores, no entanto, aplica-se a regra de capacidade de 50%. O Optus Stadium de Perth recebeu 25.000 fãs de futebol em uma partida realizada no dia 19 de julho. O estádio tem permissão para receber até 35.000 pessoas em shows e 30.633 em eventos esportivos, enquanto o HBF Park tem limites estabelecidos de 16.500 pessoas em shows e 10.150 em eventos esportivos.

💰O COVID vai custar $16,8 bilhões para o setor de festivais, de acordo com relatório da startup de music data Viberate

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O relatório, intitulado “The economic impact of coronavirus on the music festival season”, estima a perda monetária para festivais em 2020, o número de fãs que não puderam comparecer, a quantidade de festivais afetados mundialmente pelo COVID, os países com a maior proporção de festivais cancelados ou adiados, e o momento em que os organizadores tomaram decisões sobre o destino de seus eventos.

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Quer saber mais?

Assim como na Alemanha, quando for permitido pelas normas de segurança brasileiras, também poderemos realizar testes do poder de infecção do coronavírus, antes de abrir em escala os eventos de entretenimento ao vivo. O objetivo é tentar controlar o máximo possível o risco de exposição ao vírus, para conseguirmos ter um retorno do setor por completo assim que possível.

Mesmo com o impacto do COVID no setor de festivais e de entretenimento como um todo, é o momento de se reinventar com base no que está acontecendo em países já com estágio mais avançado, apostando em novos modelos de eventos e experiências, como já mencionamos nas sessões acima. 

Por que não transformar os festivais convencionais em plataformas multi-experiências, dentro do que hoje é permitido pelas normas de segurança? Já imaginou um festival com um cinema ao ar livre rolando e espaços delimitados para grupos de 2 a 4 pessoas (assim como nos drive-ins) com espreguiçadeiras como em um cinema “vip”? E uma arena ao ar livre, com shows acontecendo, onde todos podem estacionar as suas bikes, assim como foi feito no bike-in na Itália? E se esse mesmo festival tiver um chat virtual que permite a interação entre os artistas e usuários? 

Para todos aqueles que tiverem a oportunidade, este é o momento para inovar, usando os aprendizados do que já foi implementado em outros países.

E aí, vamos construir o futuro do entretenimento juntos? 

Ficou animado com as possibilidades de eventos, teve uma ideia genial, está afim de conversar com a gente ou quer entender mais sobre as plataformas da Ingresse? Entre em contato conosco!

FOTOS DA SEMANA

Bristol, InglaterraCorações para distanciamento físico foram pintados na Queen Square, quando a cidade lançou o Bristol Together, uma iniciativa para reabrir com segurança a cidade.Foto: Paul Box / PA

Bristol, Inglaterra

Corações para distanciamento físico foram pintados na Queen Square, quando a cidade lançou o Bristol Together, uma iniciativa para reabrir com segurança a cidade.

Foto: Paul Box / PA

Nova Iorque, Estados UnidosRooftop lounge com distanciamento social em Nova Iorque.Foto: Instagram @pier17ny

Nova Iorque, Estados Unidos

Rooftop lounge com distanciamento social em Nova Iorque.

Foto: Instagram @pier17ny

Bristol, InglaterraBalões de ar quente encheram os céus de Bristol no primeiro desfile de balões da cidade. "Estamos trazendo a festa do balão para a porta de todos", afirmou o diretor de operações Ben Hardy.Foto: Instagram @bbcnews

Bristol, Inglaterra

Balões de ar quente encheram os céus de Bristol no primeiro desfile de balões da cidade. "Estamos trazendo a festa do balão para a porta de todos", afirmou o diretor de operações Ben Hardy.

Foto: Instagram @bbcnews

Erfurt, AlemanhaCantores e músicos se apresentaram durante um ensaio para o festival ao ar livre da Cathedral Steps.Foto: Jens Meyer / AP

Erfurt, Alemanha

Cantores e músicos se apresentaram durante um ensaio para o festival ao ar livre da Cathedral Steps.

Foto: Jens Meyer / AP

Bruxelas, BélgicaO DJ e músico Henri PFR se apresentou em cima do Atomium durante um show.Foto: Thierry Roge / Belga / AFP / Getty Images

Bruxelas, Bélgica

O DJ e músico Henri PFR se apresentou em cima do Atomium durante um show.

Foto: Thierry Roge / Belga / AFP / Getty Images

Bolonha, ItáliaA audiência de um concerto de Federico Poggipollini foi espaçada para distanciamento social no Teatro Comunale di Bologna.Foto: Michele Lapini / Getty Images

Bolonha, Itália

A audiência de um concerto de Federico Poggipollini foi espaçada para distanciamento social no Teatro Comunale di Bologna.

Foto: Michele Lapini / Getty Images

Newcastle, InglaterraConstrução da Virgin Money Unity Arena, primeiro local dedicado à música com distanciamento social da Inglaterra.Foto: Instagram @virginmoneyunityarena

Newcastle, Inglaterra

Construção da Virgin Money Unity Arena, primeiro local dedicado à música com distanciamento social da Inglaterra.

Foto: Instagram @virginmoneyunityarena

Baden-Wurttemberg, AlemanhaCidade alemã tem apresentação de concertos dentro da piscina.Foto: Gemeinde Ammerbuch

Baden-Wurttemberg, Alemanha

Cidade alemã tem apresentação de concertos dentro da piscina.

Foto: Gemeinde Ammerbuch

Rio de Janeiro, BrasilSushi das Artes, no Rio de Janeiro. O primeiro restaurante 100% alinhado com o “novo normal”.Foto: Instagram @sushidasartes

Rio de Janeiro, Brasil

Sushi das Artes, no Rio de Janeiro. O primeiro restaurante 100% alinhado com o “novo normal”.

Foto: Instagram @sushidasartes

Saariselkä, FinlândiaIglus com teto de vidro em resort na Finlândia, que permitem que os hóspedes assistam à aurora boreal.Foto: Kakslauttanen Arctic Resort - Official website

Saariselkä, Finlândia

Iglus com teto de vidro em resort na Finlândia, que permitem que os hóspedes assistam à aurora boreal.

Foto: Kakslauttanen Arctic Resort - Official website

Madrid, EspanhaOpera com distanciamento social no Teatro Real de Madrid.Foto: ©Javier del Real

Madrid, Espanha

Opera com distanciamento social no Teatro Real de Madrid.

Foto: ©Javier del Real

Alternativa para reabertura de eventos: identificação com pulseiras para dizer se está ok para abraçar ou cumprimentar, ok para conversar sem encostar ou prefere manter distanciamento total.Foto: Twitter @railerfreire

Alternativa para reabertura de eventos: identificação com pulseiras para dizer se está ok para abraçar ou cumprimentar, ok para conversar sem encostar ou prefere manter distanciamento total.

Foto: Twitter @railerfreire